Leitores de diferentes localidades do país tem procurado informações sobre SCORM, desenvolvimento de cursos e de plataforma LMS. Para desenvolvimento de cursos temos uma grande variedade de possibilidades, para desenvolvimento de plataformas, vale começar pelos já desenvolvidos, gratuitos e de código aberto como o Moodle. No cenário atual temos dois grandes caminhos que são percorridos…
we are developers
- Publicou5Artigo(s)
- Visualizados2500Vezes
- Desde2011
Depois de conhecer o Livro CAM e o RTE, vamos concluir essa jornada sobre o padrão SCORM com o Livro SN (Sequencing and Navegation), que agrega o Control modes; Constrain choice Control; Rules descriptions; Limit conditions e o Rollup role descriptions. Entre as mudanças mais significativas na adaptação de outros padrões para comportar o SCORM,…
Vamos conhecer o segundo dos três livros do padrão SCORM, o Livro RTE – Run-Time Enviromment. Tido como um dos preferidos pelos desenvolvedores. Define a forma como o LMS disponibiliza os SCOs e como se comunicam com o LMS, ou seja, determina um Modelo de Dados para comunicação entre SCOs e o navegador/browser, define também…
No artigo anterior estudamos até os três livros do padrão mundial, para cursos on-line, o Livro CAM (“Content Aggregation Model”), o Livro RTE (“Run-Time Enviromment”) e o Livro SN (“Sequencing and Navegation”). Livro CAM, constituído por: Content Model, que define os elementos onde podem ser guardados os conteúdos de ensino; Meta-data, cujo nome remete a…
SCORM – Sharable Content Object Reference Model A padronização começou na aviação, quando o e-learning era conhecido como CBT – Computer Based Training e CMI – Computer Managed Instruction. Haviam alguns padrões como AICC, ADL, LRN, CBT, IEEE, IMS até chegarmos ao atual SCORM e suas versões. AICC – Aviation Industry CBT Committee – padrão…