Depois de conhecer o Livro CAM e o RTE, vamos concluir essa jornada sobre o padrão SCORM com o Livro SN (Sequencing and Navegation), que agrega o Control modes; Constrain choice Control; Rules descriptions; Limit conditions e o Rollup role descriptions.
Entre as mudanças mais significativas na adaptação de outros padrões para comportar o SCORM, certamente a inclusão do modelo de sequenciamento e navegação está entre elas. Afinal, SCORM é também interoperabilidade, acessibilidade e reutilização.
Sequenciamento responsável pelo comportamento do curso, definindo requerimentos, limitações de cada objeto de aprendizagem e permitindo criar um encadeamento lógico entre os mesmos, de modo que todos os usuários possam executar o curso de maneira consistente, o que não significa linear.
Navegação permite que eventos de navegação sejam iniciados pelos próprios objetos de aprendizagem em tempo de execução. Ou seja, durante a navegação, conforme estabelecido do SCO para o LMS, tudo com base no modelo de sequenciamento definido no curso.
O Livro SN agrega todos os parâmetros que definem a sequência de navegação e seus eventos em cada Package (PIF), indiferente se conter um ou mais SCOs.
Todas essas informações sobre o padrão SCORM estão em inglês no site ADL Advancend Distribuited Learning, http://www.adlnet.gov. Sem dúvida, o melhor caminho para aprofundar no assunto, com essa sequência de quatro artigos, espero ter esclarecido algumas dúvidas frequentes e orientado alguns caminhos seguros na aplicação do padrão mundial de cursos on-line, SCORM.
Inicialmente, pode parecer um pouco complicado, mas já temos um bom começo e por outro lado há algumas empresas de e-learning que replicam modelos prontos sem conhecer os fundamentos do padrão, o importante é conhecer e no que eu puder ajudar contem comigo.
Abraço!