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Alessandro Vieira

Alessandro Vieira

é bacharel em Psicologia e mestre em Design de Interação. Atua como analista de gamification e game designer no DOT digital group em Florianópolis.
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Carreira Dev
Analista de Gamification – Uma descrição do cargo

No seguinte artigo, o autor fala sobre as competências necessárias para um aspirante a analista de gamification.

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Carreira Dev
Sesame Credit: a gamificação da obediência civil

No seguinte artigo, o autor fala sobre o Sesame Credit, o sistema de crédito social chinês que mistura gamificação e Big Data.

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Design & UX
4 Desafios ao projetar simuladores – Lições do Projeto CardioSIM

RESUMO: Neste artigo destacarei alguns desafios envolvidos no design de simuladores e como game designers podem solucioná-los. Farei isso baseado na minha experiência recente de participar do design do CardioSIM, um simulador de ressuscitação cardiorrespiratória. Sobre o CardioSIM Em 2017 tive a oportunidade de participar da criação de um simulador para a área da Saúde….

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Games
A aplicação de gamification na escola

Neste artigo, tratarei das necessidades para implementar projetos de gamification em ambientes escolares.

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Desenvolvimento
Gamification: Introdução ao Modelo Octalysis

No seguinte artigo, o autor apresenta uma introdução ao Modelo Octalysis, voltado para gamefication.

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Carreira Dev
O perfil do criador de games no Brasil

Aqui com vocês, enfim, o resultado da pesquisa que começamos em fevereiro. O objetivo era descobrir o que motiva os brasileiros interessados em estudar e trabalhar com games.

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Carreira Dev
7 princípios éticos para Game Designers

Ética é um assunto que se mistura com boas práticas de Design e Marketing. Ainda bem, pois isso gera incentivos que vão além de simplesmente “ser um cara legal”.

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Design & UX
Usabilidade em games: X-Dengue

No artigo de hoje, o autor continua a série sobre usabilidade de games que começou com o “Run Gringo Run”. Agora é hora de falar do X-Dengue.

Alessandro Vieira
Design & UX
Usabilidade em games: avaliando a interface do divertido “Run Gringo Run”

Hoje, a ideia é falar de inspeção heurística de usabilidade. Em outras palavras, protocolos para avaliação de interfaces para games.

Alessandro Vieira
Design & UX
Usabilidade de games ou “ei, como deixo a interface legal?”

Como projetar melhores interfaces para games? Confira neste artigo algumas sugestões que podem ser seu ponto de partida para melhorar.

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