“O que é preciso para trabalhar com gamification?”, “O que tenho que estudar para gamificar algo?”, “Quais as competências de um analista de gamification?”. Com o crescimento do interesse pela Gamification, perguntas como essas circulam no meio de estudantes e profissionais de games e também de marketing digital.
Recentemente também foram foco do meu trabalho, pois a mim foi solicitado a abertura de uma vaga de estágio em gamification. “Alessandro, qual a descrição mais apropriada para utilizarmos no processo seletivo deste cargo?” foi a pergunta do pessoal dos Recursos Humanos. No artigo de hoje, pretendo expor minha resposta, acrescida de comentários.
Principais Atividades
O que um novato em gamification deve desempenhar em uma equipe de marketing digital? Procurei levantar uma lista de itens para responder a isso. Mas sem que parecesse uma dessas vagas injustas. Enfim, singela, ficou com apenas quatro itens simples (mas não triviais):
- Auxiliar na concepção de programas gamificados de incentivo para contextos corporativos e educacionais;
- Orientar desenvolvedores e designers de interface a respeito dos algoritmos resultantes;
- Documentar especificações técnicas de sistemas;
- Criar apresentações de negócio.
Grosso modo, o estagiário deve entender que fazer gamification não é fazer jogos. É lidar com temas corporativos e/ou educacionais para fins de marketing digital. Uma vez que ele entenda esses fins, deve conceber programas de incentivo à luz dos princípios da gamification.
Em seguida, documentar fartamente o que foi concebido; orientar equipes de desenvolvedores e designers gráficos para implementar o plano. Fazer apresentações com Powerpoint para explicar o programa para clientes internos e externos, também é desejado.
Perfil
Que conhecimentos esse estagiário ou essa estagiária precisa ter para tornar possível as atividades anteriormente enunciadas?
- Game Design aplicado: como fazer uso de táticas de entretenimento digital (pontos, medalhas, rankings, barras de progressão, etc) em produtos e serviços voltados para áreas não ligadas a entretenimento. Referências: modelo Octalysis (Yu-Kai Chow), o curso de Kevin Werbach, Gabe Zichermann);
- Psicologia da Motivação: Self Determination Theory, Economia Comportamental, “Blink” (Malcolm Gladwell), “Tecnologias Persuasivas” (B. J. Fogg);
- Marketing Digital: Réguas de Comunicação, 4 Ps do Marketing, etc.
Não deve haver nenhuma surpresa aqui. Talvez apenas minha exigência de entender sobre Marketing Digital. E isso se deve ao fato de que gamification é sobre persuadir, conquistar clientes (seja para uma empresa ou para um curso).
As inclusões de Game Design e de Psicologia da Motivação não surpreendem quem já sabe que Gamification é aplicar técnicas de game design para motivar pessoas a determinados comportamentos.
Ok, então falemos das habilidades interessantes para esse estágio:
Habilidades | Comentários |
Escrever conceitos com clareza, riqueza de detalhes e precisão no formato de texto com notações visuais, tabelas, etc; | Sim, escrever bem. Escrever muito. Documentar com redação técnica impecável. E coletar dados falando com pessoas e depois explicar os documentos escritos para outras pessoas. Comunicação verbal é essencial. Saber fazer diagramas e ilustrações ajuda. |
Realizar pesquisas com usuários. | Análise estatística é muito bem vinda. |
E em termos de atitudes, hein?
Na minha opinião, são três:
- Disposição para estudar, aprender e inventar continuamente novos processos e instrumentos em gamification;
- Capacidade empática (para compreender os problemas dos clientes e colegas e saber tratá-los);
- Preocupação ética com a forma de como as intervenções afetam os usuários finais.
Por fim, como formações possíveis, sugiro:
- Entretenimento Digital, Jogos e afins;
- Sistemas de Informação;
- Engenharias;
- Psicologia (Sim, Psicologia. Sabiam que tenho bacharel nisso?).
Só gostaria de pontuar uma ressalva. Se você trabalha como desenvolvedor e sonha em criar jogos, não venha trabalhar com gamification. É outro ambiente bem distinto da indústria de games. Outros objetivos, outros métodos. Você irá se frustrar. Só venha trabalhar com gamification, (além da grana , claro!), se você tem paixão por criar sistemas para melhorar a performance humana. Seja nos estudos, seja no trabalho ou seja para propaganda e marketing.
Conclusão
A vaga de estágio te interessou? Te deixou com a pulga atrás da orelha em algum ponto? Acha que ela entraria na página de vagas injustas? Pois é, não é fácil criar uma descrição de cargo para um trabalho desses, tão novo e sempre mutante que as mídias digitais criaram, e que certamente em poucos anos já será bem diferente do que é hoje!
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Este artigo foi publicado originalmente em: http://www.fabricadejogos.net/posts/analista-de-gamification-uma-descricao-do-cargo/