De acordo com dados da consultoria IDC, o Brasil vendeu mais tablets do que notebooks e desktops pela primeira vez no ano de 2013.
As lojas brasileiras comercializaram 8,4 milhões de tablets, um aumento de 157% em relação ao volume total vendido em 2012. Os tablets haviam superado os desktops no segundo trimestre de 2013 – 1,9 milhão contra 1,5 milhão. Mas foi entre outubro e dezembro que os gadgets ultrapassaram também os notebooks (3 milhões contra 2 milhões), impulsionados pelas vendas de fim de ano e por promoções como a da Black Friday.
Segundo a IDC, o custo mais atrativo é um dos fatores que explicam o crescimento. O mercado brasileiro é dominado por aparelhos de baixo custo: 60% das vendas são de aparelhos que custam até R$ 500. A faixa de preço (acima de R$ 1 mil) dos iPads e os dispositivos mais sofisticados da linha Galaxy, da Samsung, representam apenas 13%.
A virada no mercado de microcomputadores chega ao Brasil com um ano de atraso em relação ao que já havia acontecido com o resto do mundo. Em 2012, as vendas globais de tablets (60 milhões) ultrapassaram as de notebooks (50 milhões) e de desktops (36,5 milhões).
Para 2014, a expectativa da consultoria é de que os tablets continuem avançando, mas que ainda não irão ultrapassar a categoria de computadores (notebooks e desktops). O Brasil deve fechar com 11,1 milhões de tablets vendidos e 12,9 milhões de PCs (8,4 milhões de notebooks e 5 milhões de desktops).
Com informações de G1