NOTÍCIA

Vendas de tablets diminuem no comparativo ano a ano

No quarto trimestre de 2014, foram vendidos 76,1 milhões de tablets.

Vendas de tablets diminuem no comparativo ano a ano
Imagem: Redação iMasters

O quarto trimestre de 2014 apresentou uma queda nos embarques mundiais de tablets, de acordo com a IDC. No período, foram vendidos 76,1 milhões de tablets.

Essa foi a primeira queda global ano a ano na venda de tablets. No quarto trimestre de 2014, foram vendidos 3,2% a menos do que no mesmo período de 2013, ano em que foi comercializado um total de 229,6 milhões de unidades.

Tablets

Segundo o levantamento, a Apple manteve a liderança no segmento, representando mais de um quarto da quota mundial de tablets. No quarto trimestre, as vendas da empresa representaram 21,4 milhões do total – na comparação com 2013, as vendas da companhia tiveram queda de 14,6%.

A Samsung ficou em segundo lugar, com 11 milhões de unidades embarcadas no período, com uma queda ano a ano de 18,4% em comparação com o quarto trimestre de 2013, quando a empresa embarcou 13,5 milhões de tablets.

O IDC aponta que, entre os cinco maiores fabricantes globais de tablets, apenas um não apresentou queda na participação de mercado: a Lenovo. A empresa teve um crescimento de 0,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. No comparativo ano a ano, as vendas da Lenovo tiveram um salto de 9,1%, indo de 3,4 milhões no Q4/13 para 3,7 milhões no Q4/14.

Entre os cinco primeiros está também a ASUS (quarto lugar), com uma queda de vendas ano a ano de 24,9%, passando a vender 3 milhões de tablets no último trimestre de 2014. A empresa que apresentou maior queda, no entanto, foi a Amazon, com um recuo de 69,9% nas vendas de tablets. A companhia, que vendeu 5,8 milhões de gadgets no quarto trimestre de 2013 e apenas 1,7 milhão no mesmo período de 2014, mesmo com novos produtos e atualizações lançadas em setembro passado.

As demais empresas de tablets representam 46,2% da quota global de vendas, crescimento de 36,2% em comparação com o quarto trimestre de 2013, quando as “outras” representavam 32,8% das vendas globais.

Com informações de Canaltech

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Mais de Redação iMasters
Ver perfil →