Tecnologia imprime objetos projetados pela mente em 3D
A técnica foi desenvolvida pela startup chilena Thinker Thing.
A startup chilena Thinker Thing desenvolveu uma tecnologia capaz de imprimir objetos feitos mentalmente em 3D. A técnica acabaria com a dificuldade da grande massa em modelar objetos em 3D, o que pode ajudar a popularizar impressoras desse tipo.
O projeto foi realizado no EmotivEPOC, um headset especial que capta ondas cerebrais que, em um software, dão forma ao objeto. Assim, o sistema funciona por sensores que captam as ondas cerebrais, enquanto um software apresenta ao usuário uma série de modelos 3D em uma tela, como curvas, círculos e linhas. Em seguida, o programa começa a moldar o objeto aos poucos, a partir de várias bases. Depois de finalizado, o objeto é impresso com uma impressora 3D da MakerBot.
Segundo os pesquisadores, ainda há limitações da neurociência e da própria tecnologia aplicada, mas já é possível usar os estímulos cerebrais que para moldar alguns objetos.
Eles já começaram a planejar o primeiro projeto com essa tecnologia, o Monster Dream. O objetivo é criar monstros imaginados por crianças de diversos locais do Chile. Cada criatura traduziria um pouco da realidade de cada criança, que poderá se deixar levar pela imaginação. Depois, o projeto dará origem a uma exposição com todos os monstros e seus criadores.
Abaixo, um vídeo que mostra essa iniciativa:
Com informações de Info
OpenAI marca textos do ChatGPT e troca de sinônimos derruba detecção
OpenAI anunciou em 5 de outubro a aplicação de marcas d'água em textos gerados pelo ChatGPT. A tecnologia se chama textGrain.







Redação iMasters






