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7 abr, 2022

Quase 80% das empresas financeiras usam IA para melhorar serviços e reduzir fraudes, segundo estudo

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O uso de inteligência artificial (IA) está impulsionando a inovação em todo o setor de serviços financeiros. Das maiores empresas que negociam em Wall Street, passando por grandes bancos às fintechs, há uma crescente demanda por usar essa tecnologia como chave para melhorar serviços e reduzir fraudes. De acordo com a pesquisa “State of AI in Financial Services”, 78% dos profissionais de serviços financeiros afirmam que sua empresa usa computação acelerada para fornecer aplicações habilitadas para IA por meio de machine learning, deep learning ou computação de alto desempenho. O estudo foi realizado pela NVIDIA e detalha o crescimento da adoção de IA nos mercados de capitais, bancos de varejo e empresas de investimento.

“A tecnologia de IA carrega potenciais infinitos dentro do mercado financeiro. Esse é só o começo do que uma análise de dados feita com tecnologia de ponta pode proporcionar. Essa é uma tendência que está sendo abraçada por novas fintechs, que nascem com um DNA focado em tecnologia, e está sendo percebida por grandes e antigas instituições, como os bancos. É algo que, em breve, deverá ser comum em todo o mundo, sobretudo no quesito de garantir maior segurança”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

A IA previne fraudes e aumenta os investimentos

Com mais de 70 bilhões de transações de pagamento em tempo real processadas globalmente em 2020, as instituições financeiras precisam de sistemas robustos para evitar fraudes e reduzir custos. Assim, a detecção de fraudes envolvendo pagamentos e transações foi o principal caso de uso da IA em todos os entrevistados (31%), seguido por IA conversacional (28%), e negociação algorítmica (27%).

Houve um aumento significativo na porcentagem de instituições financeiras que investem em casos de uso da IA a cada ano. A IA para subscrição aumentou quatro vezes, de 3% de penetração em 2021 para 12% este ano. A IA conversacional saltou de 8% para 28% de um ano para o outro, um aumento de 3,5 vezes.

Enquanto isso, aplicações habilitadas para IA para detecção de fraudes, como a Conheça Seu Cliente (KYC) e Anti-lavagem de Dinheiro (AML), tiveram um crescimento de pelo menos 300%, de acordo com a pesquisa. Nove dos 13 casos de uso agora são utilizados por mais de 15% das empresas de serviços financeiros, enquanto nenhum dos casos de uso ultrapassou essa marca de penetração no relatório do ano passado.

Os planos de investimento futuros permanecem estáveis para os principais casos de IA, com prioridades de investimento empresarial para os próximos seis a 12 meses (marcadas em verde claro no quadro abaixo):

Superando os desafios da IA

Profissionais de serviços financeiros destacaram os principais benefícios da IA na geração de modelos mais precisos, criando uma vantagem competitiva e melhorando a experiência do cliente. No geral, 47% disseram que a IA permite modelos mais precisos para aplicações, como detecção de fraudes, cálculo de risco e recomendações de produtos.

No entanto existem desafios para alcançar os objetivos de IA de uma empresa. Apenas 16% dos entrevistados concordaram que sua empresa está gastando a quantia certa de dinheiro em IA e 37% acreditam que a “falta de orçamento” é o principal desafio para atingir suas metas de IA. Os obstáculos adicionais incluíram poucos cientistas de dados, falta de dados e explicabilidade, com um terço dos entrevistados listando cada opção.

Instituições financeiras como Munich ReScotiabank e Wells Fargo desenvolveram modelos de IA explicável para detalhar as decisões de empréstimo e construir carteiras diversificadas.

Cibersegurança, soberania de dados, gravidade de dados e a opção de implantação no local, no cloud ou usando cloud híbrido são áreas de foco para empresas de serviços financeiros que consideram onde hospedar sua infraestrutura de IA. Essas preferências são extrapoladas das respostas para onde as empresas estão executando a maioria de seus projetos de IA, com mais de três quartos do mercado operando em instâncias locais ou híbridas.

Executivos acreditam que a IA é a chave para o sucesso dos negócios

Mais da metade dos entrevistados de nível C concordaram que a IA é importante para o sucesso futuro de sua empresa. As principais respostas totais à pergunta “como sua empresa planeja investir em tecnologias de IA no futuro?” eram:

  1. Contratar mais especialistas em IA (43%);
  2. Identificando casos de uso de IA adicionais (36%);
  3. Envolver parceiros terceirizados para acelerar a adoção da IA (36%);
  4. Gastar mais em infraestrutura (36%);
  5. Fornecimento de treinamento de IA para a equipe (32%).

No entanto apenas 23% dos entrevistados acreditam que sua empresa tem a capacidade e o conhecimento para mover um projeto de IA da pesquisa para a produção. Isso indica a necessidade de uma plataforma de ponta a ponta para desenvolver, implantar e gerenciar IA em aplicações corporativas.

Os resultados da pesquisa são baseados nas respostas de mais de 500 executivos, desenvolvedores, cientistas de dados, engenheiros e equipes de IT que trabalham em serviços financeiros. Leia o relatório completo “State of AI in Financial Services 2022” para saber mais. Explore as Soluções de AI da NVIDIA e as plataformas de IA de nível corporativo que impulsionam o futuro dos serviços financeiros.