O Google disponibilizou ontem para download o Picasa 3.5, aplicativo para gerenciamento de fotos gratuito. A grande novidade dessa versão do software é o reconhecimento facial, que promete encontrar rostos que estiverem nas fotos.
O reconhecimento facial do Picasa segue o padrão estabelecido pelo iPhoto, da Apple. Assim que o aplicativo escaneia todas as fotos da galeria, informa quais são as prováveis localizações de rostos. Fica, então, a critério do usuário confirmar se há alguém naquela localização e informar o nome da pessoa. Nas próximas varreduras, o Picasa passa a reconhecer aquele mesmo rosto em outras fotos, e mais uma vez fica sob responsabilidade do usuário confirmar se a pessoa que o aplicativo sugere de fato é a que está na fotografia.
Quem tiver conta do Google se beneficiará do recurso de autocompletar nomes: o Picasa oferecerá nomes dentre aqueles cadastrados como contatos que se pareçam com o que está sendo escrito.
A nova versão do Picasa também terá integração com o Google Maps, para que o usuário possa informar em que local aquela foto foi feita. Uma vez que isso esteja cadastrado, será possível verificar no mapa em que locais as fotos estão.
Por Thássius Veloso