Carreira Dev

18 dez, 2015

Mercado de pagamentos digitais vai superar dificuldades em 2016

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Segundo uma previsão da Worldpay, provedora global de serviços de pagamento e gestão de risco, o mercado de pagamentos digitais vai deixar para trás pequenos obstáculos iniciais para crescer mais em 2016. Para a empresa, o próximo ano ficará conhecido como “a terceira era dos pagamentos digitais”, principalmente agora que e-wallets estão ganhando popularidade, as ofertas de NFC (Near Field Communication) de empresas como Apple, Samsung e Google estão lutando para conquistar a massa  e tanto os bancos como  as marcas estão lançando seus próprios aplicativos de pagamento móvel para concorrer pela lealdade do consumidor.

Além disso, 2016 será um marco para Métodos Alternativos de Pagamento (MAPs), de acordo com dados da Worldpay.  Em seu mais recente relatório, a empresa aponta que, pela primeira vez, MAPs ultrapassaram ligeiramente os pagamentos feitos em cartão, com 51% do market share.  Essa distância deve aumentar ainda mais em 2016 e nos anos seguintes, à medida que mais consumidores optam pela conveniência de opções de “e-pagamentos” em vez do tradicional cartão de plástico.

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O estudo prevê ainda que e-wallets ultrapassarão cartões de crédito no mercado global de e-commerce até 2019, representando 27% do volume global de negócios comparados aos 24% dos cartões de crédito. Demais MAPs serão responsáveis por uma parcela significativa do mercado, permanecendo ao lado de cartões de débito, transferências bancárias e pagamento em dinheiro.

A Worldpay ainda espera que e-wallets amadureçam nos próximos cinco anos e os consumidores terão um papel importante ditando quais tecnologias de pagamento se sobressairão em um ambiente cada vez mais populoso e confuso.

O relatório Worldpay também prevê:

  • Os pagamentos com cartão deverão diminuir, tornando-se 71% de todo o volume de negócios de comércio eletrônico na América Latina em 2019 (em comparação com 75% em 2014).
  • Por outro lado, o uso de métodos alternativos de pagamento também deve aumentar, representando 29% de todo o volume de negócios de e-commerce na América Latina em 2019 (em comparação com 25% em 2014).
  • Até 80% das compras de comércio eletrônico são pagas em parcelas no Brasil, e o mercado é responsável por mais de 60% do total das compras online da América Latina. Boleto bancário, que suporta tanto o pagamento online e offline (incluindo dinheiro), também é extremamente popular.
  • O Brasil é o nono mercado de comércio eletrônico do mundo – deve crescer 21%, ano a ano, entre 2015-2019.

O México está entre os 18 maiores do mundo em mercado de comércio eletrônico e deve crescer 27%, ano a ano, entre 2015-2019.