Arquitetura de Informação

15 mai, 2019

Internet: satélites que vão melhorar a conectividade estão prontos para lançamento

Publicidade

Elon Musk, CEO da SpaceX, publicou fotos em seu perfil oficial no Twitter dos satélites Starlink. A ideia do empresário é que os equipamentos melhorem a cobertura do sinal de internet em todo o planeta.

A imagem mostra 60 unidades do Starlink acoplados ao foguete Falcon 9. O foguete também pertence à SpaceX, para exploração espacial. Ele fará o transporte dos equipamentos.

Segundo agências de notícias, ao final do projeto, serão 12 mil satélites na órbita do Terra. A expectativa é que até 2020 metade deles esteja em órbita. Os satélites devem ser divididos em grupos. Cada foguete de cada lançamento vai levar 60 satélites.

Satélites para internet

O iMasters publicou recentemente, também, que a Amazon planeja lançar mais de 3 mil satélites na órbita da Terra. Isso seria possível, por meio da iniciativa conhecida como “Projeto Kuiper”. De acordo com a agência de notícias Reuters, seria uma tentativa da empresa de fornecer acesso à internet.

A Reuters chegou a essa informação de acordo com vários registros feitos com a União Internacional de Telecomunicações no mês de março. O projeto será de longo prazo.

A ideia é que ele atenda às pessoas em todo o mundo que não têm acesso básico à internet de banda larga, segundo um comunicado da Amazon que a Reuters teve acesso.