Arquitetura de Informação

23 abr, 2019

Fortaleza recebe HUB de tecnologia e conexão para cabos submarinos internacionais

Publicidade

A cidade de Fortaleza, no Ceará, inaugurou recentemente, um novo Data Center, considerado um HUB de comunicação. Ele se chama AngoNAP, da multinacional de Telecom Angola Cables. Segundo a agência TI Inside, o local tem padrão Tier III e está pronto para receber certificação do Uptime Institute.

O espaço tem, por enquanto, cerca de 3 mil metros quadrados na Praia do Futuro. Mas pode se expandir para até 9 mil metros quadrados. A instalação é considerada como ponto de interconexão para a região. E será “o anfitrião dos dois novos cabos submarinos intercontinentais, o South Atlantic Cable System (SACS) e o Monet – já em operação”, segundo a agência.

Tecnologia em Fortaleza

Ainda segundo a agência, a capacidade do novo Hub é para receber mais sistemas de cabos submarinos internacionais e provedores de backhole. Além disso, vai receber provedores de conteúdo, CDNs, Research e IXP Acadêmico da Latam.

No AngoNAP Fortaleza será possível oferecer serviços de escalabilidade, conectividade contínua, host e nuvem, para entidades locais e externas. Com latência extremamente baixa, esse local de interconexão pode ajudar o Brasil a exportar conteúdos.

A agência afirma que Fortaleza é a segunda cidade do mundo em número de cabos desse tipo instalados (ao todo, seriam 12).