Notícias

23 mai, 2024

Infobip e Nokia se juntam para impulsionar ecossistema de desenvolvedores de aplicativos

Publicidade

A plataforma global de comunicações em nuvem, Infobip, e a Nokia anunciaram uma parceria que permitirá à comunidade global de desenvolvedores aproveitar as plataformas de Interface de Programação de Aplicativos (API) de ambas as empresas para construir uma variedade mais ampla de aplicativos alimentados por redes de telecomunicações. Essa união trará, sobretudo, agilidade  para consumidores e clientes empresariais e industriais.

A Infobip, líder global de Plataforma de Comunicação as a Service (CPaaS), fornecerá aos desenvolvedores APIs para integrar recursos de comunicação omnichannel em tempo real, como SMS, voz, vídeo, aplicativos de chat e APIs de rede em suas aplicações. Já a plataforma Network as Code da Nokia, com portal para desenvolvedores, oferece APIs para que eles acessem as capacidades da rede 5G, como qualidade de serviço (QoS) sob demanda, precisão de localização de dispositivos e segmentação de rede, bem como as capacidades 4G.

Desenvolvedores de Apps

Os desenvolvedores poderão utilizar todas essas capacidades com mais facilidade, proporcionando-lhes cobertura completa das APIs de Rede e CPaaS no desenvolvimento de novos casos de uso e a capacidade de aprimorar o desempenho do aplicativo.

A plataforma Network as Code da Nokia, com portal para desenvolvedores, reúne redes de todo o mundo, juntamente com integradores de sistemas e desenvolvedores de software, em um ecossistema unificado, utilizando padrões técnicos produzidos por meio de iniciativas da indústria como o Open Gateway da GSMA e o CAMARA da Linux Foundation. Nokia e Infobip contribuem para ambas as iniciativas. Desde o lançamento em setembro de 2023, a Nokia assinou acordos de colaboração com 11 operadoras de rede e parceiros de ecossistema para utilizar a plataforma Network as Code com o portal para desenvolvedores.

Os casos de uso de engajamento do cliente da Infobip incluem APIs Number Verify e SIM Swap compatíveis com o CAMARA, que já estão em operação. A empresa também está trabalhando para trazer mais casos de uso para o mercado, incluindo APIs de Localização de Dispositivos e Qualidade sob Demanda, tendo agora assinado 12 acordos de colaboração de API. A plataforma CPaaS foi recentemente nomeada finalista no desafio inaugural Global Mobile Awards GSMA Open Gateway Challenge por sua colaboração em inteligência antifraude.

Infobip e a Nokia

O trabalho conjunto entre a Infobip e a Nokia oferecerá uma experiência simplificada para os desenvolvedores, sem o ônus de navegar nas complexas tecnologias de rede subjacentes, permitindo que eles integrem capacidades em seus aplicativos de forma mais rápida, em comparação com o trabalho separado com as plataformas das duas empresas.

Matija Ražem, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Infobip, enfatiza como este acordo com a Nokia demonstra ainda mais como a empresa está ajudando as operadoras de telecomunicações a oferecerem novos serviços e obterem novas receitas. “Continuaremos a construir e oferecer APIs adicionais compatíveis com o CAMARA em todo o mundo, trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros de telecomunicações para expor APIs amigáveis à experiência do cliente aos desenvolvedores. Isso é um testemunho de nossa posição de liderança global no mercado de CPaaS, fortes relações com desenvolvedores e história de colaborações estratégicas com operadoras de telecomunicações. Esses elementos são essenciais para aumentar o potencial de uma colaboração bem-sucedida e reduzir o tempo até a receita”, pontua.

Shkumbin Hamiti, chefe da plataforma de monetização de rede, serviços em nuvem e de rede da Nokia, ressalta o esforço da companhia em parcerias que desenvolvam ainda mais o ecossistema de comunicação. “Esta parceria reflete nosso compromisso contínuo de trabalhar em estreita colaboração com a comunidade de desenvolvedores. Trata-se de expandir escolhas e escala e oferecer a eles um ponto único para extrair valor das plataformas da Infobip e da Nokia”, finaliza.

LEIA TAMBÉM