Tecnologia

4 mar, 2016

Google testa pagamento via mobile que dispensa NFC e usa voz no lugar

Publicidade

O Hands Free é um serviço de pagamentos do Google que funciona usando apenas voz e smartphone – sem a necessidade de NFC. Basta o usuário falar “eu vou pagar com o Google” e o sistema é acionado. A partir desta semana, qualquer pessoa no Vale do Silício poderá testar a novidade.

Para usá-lo, é preciso instalar o app Hands Free para Android ou iOS, e fornecer seu número de cartão de crédito ou débito. O aplicativo usa Bluetooth, Wi-Fi e serviços de localização para detectar se você está perto de uma loja participante. Todo processo é feito por processadora de pagamentos, sem passar seus dados para a loja.

No caixa, você diz “Eu vou pagar com o Google”, o que ativa o smartphone e envia um comando para o ponto de venda. Então, o atendente confirma as iniciais do cliente e usa a foto adicionada ao perfil para confirmar identidade. O caixa só pode fazer a cobrança quando o Hands Free detecta que o smartphone está perto da loja. Após cada compra, o cliente é notificado.

https://www.youtube.com/watch?v=MuIsOpD-Aag

Em algumas lojas, o Google está fazendo um experimento para identificar você mais rápido usando uma câmera na loja: ela compara seu rosto com a foto de perfil, liberando o pagamento. O Google garantiu que “imagens e dados da câmera são apagados imediatamente, não podem ser acessados pela loja, e não são enviados para servidores do Google”.

Saiba mais:

Por enquanto, o Hands Free está disponível em alguns McDonald’s, Papa John’s e restaurantes locais do Vale do Silício. Na primeira compra com o app, ganha-se US$ 5 de desconto que funciona no Android (Jelly Bean 4.2 ou superior) e iPhone (4S ou mais recente).

Clipboard03

A ideia do Hands Free é “explorar como será o futuro de pagamentos móveis”, segundo o Google. Rumores dizem que ele vem sendo testado desde o final de 2014, mas apenas entre funcionários da empresa.