Generative AI

28 mai, 2024

GitHub Accelerator: Projeto brasileiro que facilita implementação e treinamento de IA recebe financiamento

Publicidade

O GitHub, a principal plataforma de desenvolvedores impulsionada por IA do mundo, anunciou os selecionados para o programa GitHub Accelerator 2024, que financia projetos de código aberto. Pela primeira vez, um projeto brasileiro, o Talkd.ai, garantiu esse investimento, sendo o único da América do Sul selecionado para o programa este ano.

Talkd.ai é um aplicativo que utiliza IA para melhorar o atendimento ao cliente e está representando a comunidade brasileira, uma das maiores no GitHub. O foco deste ano foi em projetos que fazem avanços em IA usando código aberto, com 11 selecionados ao redor do mundo.

Os projetos receberão uma variedade de auxílios que totalizam quase 400 mil dólares em investimentos. Além do aporte não dilutivo de 40 mil dólares via GitHub Sponsors, cada projeto selecionado também receberá até 350 mil dólares em benefícios da Microsoft e de tecnologia por meio do Microsoft for Startups Founders Hub.

Entre esses benefícios estão créditos para acessar os principais modelos de IA por meio do Azure, quando elegíveis, acesso a créditos e recursos da OpenAI, Copilot gratuito, outros produtos do GitHub, e conexão com o GitHub Fund e M12, o braço de venture capital da Microsoft.

Vinícius Mesel, um dos desenvolvedores por trás do projeto brasileiro, explica que o Talkd.ai é um aplicativo projetado para capacitar desenvolvedores sem familiaridade com LLM (Grande Modelo de Linguagem) e cientistas de dados sem experiência em desenvolvimento de API a implantar aplicações usando LLMs treinados com seus dados.

GitHub Accelerator

O objetivo principal do projeto é simplificar e promover o uso da técnica RAG (Geração Aumentada de Recuperação) em LLMs, auxiliando empresas com equipes de suporte a utilizar IA generativa para responder perguntas frequentes de maneira mais eficiente.

Atualmente, existem soluções de código fechado disponíveis no mercado, mas elas carecem de transparência sobre o modelo que usam e como funcionam. O Talkd.ai se destaca como uma das aplicações RAG de código aberto pioneiras, oferecendo uma abordagem plug-and-play fácil de implementar.

“Vemos que há uma grande oportunidade para ajudar as empresas a aprender sobre Inteligência Artificial e as várias abordagens existentes para usá-la em mercados específicos. Nossa ideia é permanecer um projeto de código aberto para que todos saibam o que está acontecendo por trás dos processos e contribuam ao longo do caminho”, comenta Vinícius.

A Buser já integrou o projeto em um de seus fluxos de resposta a consultas de usuários, obtendo resultados tangíveis como a redução dos tempos de serviço e o aumento da satisfação do cliente.

Talentos brasileiros

A comunidade de desenvolvedores brasileiros no GitHub é expressiva, sendo a 4ª maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China, e também estando entre os 10 principais criadores de projetos de IA generativa na plataforma. Apesar disso, o Brasil sofre com a escassez de talentos em tecnologia, além de uma alta taxa de emigração para outras regiões.

“O programa GitHub Accelerator ajuda projetos de código aberto em escala global, e essa conquista com o Talkd.ai apenas reforça o potencial dos talentos brasileiros que precisam ser valorizados e receber mais visibilidade. As empresas precisam investir em oportunidades e na retenção de talentos, o que certamente impulsionará o setor, com novos desenvolvimentos sendo criados no país”, comenta Julio Viana, Country Manager do GitHub no Brasil.

Com a oportunidade de experimentar os benefícios do GitHub Accelerator, Vinícius encoraja outros a tentarem registrar seus projetos. Ele enfatiza como tem sido valiosa a experiência de organizar um projeto de código aberto de maneira não amadora e fazer networking com mantenedores globalmente.

Atualmente, o Talkd.ai tem quatro mantenedores principais, todos com outros empregos fixos e que trabalham no projeto em seu tempo livre. Com o financiamento do Accelerator, os criadores planejam aumentar o suporte de contribuidores atuantes e novos, oferecendo pagamentos.

Além disso, pretendem aumentar o investimento em marketing e provedores de IA para explorar mais ferramentas. A visão a longo prazo é que o programa ajude o projeto a evoluir para uma aplicação de código aberto que possa, eventualmente, se transformar em uma empresa.

Oportunidade

Para aqueles que pensam em participar de futuras edições do GitHub Accelerator, Vinícius compartilha algumas dicas importantes, como garantir que o projeto esteja bem organizado com documentação clara, focar em áreas de grande interesse e onde o candidato tenha forte expertise, e, por fim, priorizar servir os contribuidores e construir conexões dentro da comunidade.

Do lado da comunidade de desenvolvedores, Vinícius enfatiza que estar incluído nesta lista selecionada para o programa é um grande passo para os brasileiros. “Queremos competir em pé de igualdade com as tecnologias ao redor do mundo, mostrando que o Brasil tem tecnologia suficiente para impulsionar a inovação e fomentar a colaboração com projetos existentes”, acrescenta.