DevSecOps

23 abr, 2019

Estudo revela a senha mais insegura do mundo

Publicidade

O Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido (NCSC) identificou qual seria a senha mais violada por hackers. A sequência “123456” apareceu como a mais comum entre aquelas que sofreram invasões ou roubos de dados.

De acordo com a BBC, os pesquisadores chegaram à essa informação com base em dados hackeados. A conclusão, claro, é a de que milhares de pessoas, no mundo todo, estão usando senhas muito fáceis de adivinhar.

Senha mais insegura

A análise teria levado em consideração as 100 mil senhas mais comuns, acessadas em ataques globais. O Centro de Segurança Cibernética do Reino Unido recomenda que as pessoas escrevam, como senha, três palavras aleatórias, mas que sejam fáceis de memorizar.

O Centro analisou bancos de dados públicos de contas violadas para ver quais palavras e frases eram mais comuns. Em primeiro, apareceu o “123456”. Essa senha fraquíssima estava em mais de 23 milhões de senhas.

Em seguida, os pesquisadores descobriram “qwerty”, “password” e “1111111”. A BBC lembra que  “qwerty” é a sequência de letras da parte superior dos teclados em inglês. Já, “password” significa “senha” em inglês.

Ainda segundo o levantamento, 42% dos pesquisados acreditavam que poderiam perder dinheiro em fraudes online. No Brasil, os ataques cibernéticos deixam o país em terceiro lugar no número de ataques cibernéticos. A informação é da Symantec em um relatório divulgado recentemente, que levou em conta dados analisados de 157 países.

Segundo a empresa de segurança, de todas as ameaças detectadas, 9,8% ocorreram no Brasil. Os dois países que lideram esta lista como principais alvos de ataques são China (com 24%) e Estados Unidos (10,1%), como publicou o iMasters.

Os ataques estariam acontecendo, principalmente, segundo a empresa, em câmeras muito baratas com microfone. Esses equipamentos repassam dados e podem ser acessados de forma remota.

O principal motivo para essa invasão é que quem compra os equipamentos não altera a senha que vem da fábrica.