Arquitetura de Informação

27 mar, 2019

Brasil é terceiro país que mais recebe ataques cibernéticos, diz relatório

Publicidade

O Brasil é o terceiro país que mais recebe ataques cibernéticos em dispositivos conectados à internet. A informação é da Symantec em um relatório divulgado nesta quarta-feira, que levou em conta dados analisados de 157 países.

Segundo a empresa de segurança, de todas as ameaças detectadas, 9,8% ocorreram no Brasil. Os dois países que lideram esta lista como principais alvos de ataques são China (com 24%) e Estados Unidos (10,1%).

Os ataques estariam acontecendo, principalmente, segundo a empresa, em câmeras muito baratas com microfone. Esses equipamentos repassam dados e podem ser acessados de forma remota.

O principal motivo para essa invasão é que quem compra os equipamentos não altera a senha que vem da fábrica.

Ataques Cibernéticos

Segundo a Symantec, o problema do Brasil estaria no crescimento do acesso da população a dispositivos móveis. Segundo a empresa, no ano passado, o número de aparelhos conectados ultrapassou a população brasileira.

A empresa diz, ainda, no relatório, que se “os dados de um único cartão de crédito forem vendidos por US$ 45 na deep web”, isso poderia resultar “em US$ 2,2 milhões ao cibercrime por mês”.

Para evitar esse tipo de crime, a principal dica é criar um cartão virtual para realizar operações pela internet. Geralmente esse cartões virtuais costumam ter usos limitados.

Vale ressaltar que os ataques a web aumentaram 56% em relação ao ano anterior e que um em cada 10 endereços de e-mail analisados em 2018 tinha um código malicioso.