NOTÍCIA

De acordo com o IDC, mercado de TI no Brasil deve crescer 7,3% em 2015

Ao total, o setor deve movimentar US$ 64,3 bilhões.

De acordo com o IDC, mercado de TI no Brasil deve crescer 7,3% em 2015
Imagem: Redação iMasters

De acordo com Luciano Ramos, coordenador de pesquisa de software da IDC Brasil, o mercado brasileiro de tecnologia da informação deve crescer 7,3% neste ano, bem acima da média mundial, que será de 3,4%. Ao total, o setor deve movimentar US$ 64,3 bilhões.

De acordo com o analista, o mercado de TI brasileiro está altamente concentrado na região Sudeste, com 63% do total, sendo que o Estado de São Paulo representa 30%. Ramos ressaltou a relevância da chamada 3ª plataforma de tecnologia, que reúne cloud computing↳Cloud30 conteúdosGerenciamento de infraestrutura multicloud com Kubernetes proporciona otimização e economiaDevSecOps · set 2021Vivo assina contrato para aquisição da IPNET e cresce em cloud computingDevSecOps · ago 20245 tendências da computação em nuvem para as empresasDevSecOps · abr 2022Ver tudo em DevSecOps →, mobilidade, analytics e social business, em que se destaca a mobilidade.

Leia mais:

Outra constatação relevante apresentada pelo analista da IDC é que o custo de administração de TI continuará crescente (69% para administração e gestão do ambiente; 11% para energia e refrigeração e 20% para compra de novos ativos). “De 1985 para cá, o custo de energia cresceu três vezes, enquanto administração e gerenciamento, oito. É por isso que os CIOs devem se preocupar em automatizar as operações, para reduzir esse custo”, enfatiza o analista.

Ele recomendou às empresas atualizarem a plataforma tecnológica, pois, por exemplo, os novos processadores economizam energia e a virtualização diminui espaços necessários aos servidores dentro do data center.

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Mais de Redação iMasters
Ver perfil →