Banco de Dados

18 mai, 2019

DBA Developers Summit 2019: SQL e NoSQL trabalhando juntos: uma comparação para obter o melhor de ambos

Publicidade

No #DBADevSummit19 (DBA Developers Summit 2019), Adamo Tonete, Support Engineer, na Percona, foi mais um palestrante do evento. O tema era “SQL e NoSQL trabalhando juntos: uma comparação para obter o melhor de ambos”.

No bate-papo, Tonete quis discutir quais as vantagens de cada banco de dados no mundo real. Foi uma provocação ao público sobre quando devemos utilizar o NoSQL ao invés do SQL ou vice-versa. Além disso, ele comparou os principais bancos de dados open source de cada segmento, o MongoDB e o MySQL.

“O que acontece é: algumas pessoas não entendem muito bem ambas linguagens não são competidoras, não estão competindo entre si. A ideia foi mostrar como eles podem se ajudar e ser complementares, num ambiente misto que hoje é um padrão de mercado”, disse Tonete.

Banco de Dados

Tonete falou que com a quantidade de banco de dados aumentando, é preciso saber usá-los e agregá-los. “Você tem mais de um banco de dados, você usa microsserviços, você tem kubernetes, tudo isso rodando hoje em dia. Tem muita gente que quer rodar só em MongoDB ou em MySQL, mas essa não é a realidade atual”.

Ele explicou que “a ideia daqui pra frende é ser poliglota, e conseguir tirar vantagens do que o banco de dados oferece pra você. Por exemplo, se eu preciso traçar a rota de “x” à “y”, para quê usar um banco de dados relacional, se eu tenho gráfico que pode fazer isso?”, questiona Tonete.

  

Tendências

“Todo mundo, mesmo o desenvolvedor, tem que saber a melhor parte do banco de dados, o que ele pode usar de melhor, porque quando a gente vai para a performance, o banco de dados acaba sendo um gargalo. Por melhor que esteja escrita a sua aplicação, você tem que saber o que está fazendo por trás”, concluiu Adamo Tonete.

O iMasters continua na cobertura do #DBAdevSummit19″.