Banco de Dados

18 mai, 2019

DBA Developers Summit 2019: Postgres – wanted, beloved or dreaded?

Publicidade

No DBA Developers Summit 2019, o que não faltou foram reflexões sobre o mundo dos Bancos de Dados. A Palestra de Fabio Telles, consultor da Timbiras, teve o seguinte tema: “Postgres: wanted, beloved or dreaded?”

Ele explica que o PostgreSQL começou a ser desenvolvido em 1986 e tem ganhado bastante destaque nos últimos anos, como o banco de dados que mais cresce no mercado. No encontro, ele mostrou as vantagens e desvantagens de utilizar o banco de dados Open Source, que ele considera o mais avançado do mundo.

O PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados objeto relacional (SGBD), desenvolvido como projeto de código aberto.

DBA Developers Summit

Fábio Telles testou, mas dispensou o microfone para a penúltima palestra do dia. Com sua voz forte e um timbre poderoso, fez ecoar entre os presentes a necessidade de saber escolher as melhores ferramentas. Ele disse, e todos concordaram, que na hora de implantar uma solução de Banco de Dados, a melhor alternativa sempre será a que oferecer menos riscos ao gestor.

Banco de dados é peça crítica do sistema. Não é porque é hype, que você vai colocar qualquer coisa lá”, afirmou Fábio.

Fábio Telles falou sobre as características do PostgreSQL. Disse que “não existe nenhum banco de dado tão flexível quanto PostgreSQL”. Afirmou que segurança é sinônimo de código bem feito.

Para encerar, deu uma orientação que caiu como uma luva para todos os profissionais da área, que estavam no evento.

“A ideia desde o começo é: ‘não perca os dados dos clientes’ “