APIs e Microsserviços

13 abr, 2019

Chega ao fim suporte à última versão do Windows XP

Publicidade

Chegou ao fim a era do Windows XP. A Microsoft encerrou oficialmente o suporte para a última versão do sistema operacional da companhia. O sistema operacional parou de ser fabricado pela empresa em 2014.

Mas quem tinha o programa instalado ainda podia contar com o suporte, que duraria mais 5 anos. É por isso que agora, com o término do suporte, a era do XP realmente acabou. Esse foi o sistema operacional com maior duração, com mais de 17 anos.

O sistema operacional mais utilizado nos dias de hoje é o Windows 10, com 39,22% dos usuários. O Windows 7 é usado por 36,9%. Segundo estimativas, apenas 1,97% das pessoas ainda mantêm o XP em seus computadores.

Lembranças do XP

Algumas versões do sistema operacional se tornaram mais famosas. A primeira, foi a Home Edition, destinada a utilizadores domésticos. A segunda foi a Professional Edition, destinada às empresas e usuários avançados.

Esta versão ofereceu recursos como Domínio de Servidor e dois processadores físicos. Já a Media Center Edition tinha mais recursos de multimídia e era muito usada para gravar e sintonizar programas de televisão, ver filmes em DVD, e ouvir música.