APIs e Microsserviços

2 mai, 2019

Internet: Puttin assina lei que pode isolar a Rússia do resto do mundo

Publicidade

A Rússia pode isolar sua internet do resto do mundo. Vladimir Putin assinou hoje (2 de maio) o projeto que estava sendo discutido e foi aprovado pelo legislativo local. Segundo a proposta, as leis de internet passam a ser mais rígidas.

Segundo a agência Engadget, a nova lei exige que os provedores de serviços de internet na Rússia se desliguem dos servidores estrangeiros. Além disso, a lei pede a criação de um sistema de domínio nacional.

A ideia é que esse domínio permita que o país permaneça online, mesmo se estiver desconectado da Internet global. A lei deve entrar em vigor, segundo o periódico Financial Times, no dia 1º de novembro de 2019.

Rússia quer controlar internet

A proposta tinha sido apresentada em dezembro de 2018. Ela teria sido criada em resposta à estratégia cibernética dos EUA, após a eleição presidencial de 2016.

Ainda segundo a agência, vários grupos criticaram a nova lei. Os críticos temem que a medida sirva para aumentar a censura do governo.

Atualmente, moradores russos afirmam que o governo já bloqueia sites e limita o uso de VPNs. Além disso, o governo designa meios de comunicação que recebem financiamento estrangeiro como “agentes estrangeiros”.

Outro histórico da liberdade restita é o fato de que, no ano passado, um tribunal local determinou que o país poderia banir o aplicativo de mensagens Telegram.