Carreira Dev

4 ago, 2010

Busca do Google apenas no Firefox é maior que a dos concorrentes

Publicidade

Uma empresa que oferece anúncios pela internet chegou à conclusão de que o Google é tão grande e poderoso, que somente a presença do buscador como ferramenta principal de busca no Mozilla Firefox já é suficiente para ultrapassar as participações de mercado dos demais concorrentes.

De acordo com a empresa Chitika, aquele pequeno campo de busca do Google no canto superior direito do Firefox representa 9,18% do mercado global de buscas. Somente isso já basta para que o Google seja maior que o Bing e o Yahoo!, seus concorrentes nos dias de hoje.

O Google, sozinho, abocanha 82,45% do mercado de buscas, seguido do Bing, com 8,56%, e do Yahoo!, com 6,69%. Caso o Firefox com busca do Google fosse considerado um buscador à parte, instantaneamente atingiria o segundo lugar no quadro geral.

Mas a presença do Google no Firefox não é boa vontade da Fundação Mozilla. Muito pelo contrário, a organização é bem paga para oferecer o serviço de busca pré-instalado. A receita da Mozilla em 2007 foi de US$ 75 milhões, com a maior parte desse dinheiro proveniente da parceria com o Google.

Por Thássius Veloso