A Apple acaba de ser tornar a primeira marca de US$ 1 trilhão do mundo, de acordo com o recém-lançado relatório Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2024 (Kantar BrandZ das Marcas Globais Mais Valiosas).
Apple
Mantendo sua posição no primeiro lugar pelo terceiro consecutivo ano, a Apple é acompanhada no topo do ranking por Google, Microsoft e Amazon, refletindo o lugar duradouro da tecnologia na vida cotidiana. “Com essa avaliação, a Apple provou ser resiliente diante das condições desafiadoras de mercado, justificando preços premium e provando que marcas significativas, diferentes e salientes estão em melhor posição para enfrentar a perturbação econômica global”, afirma Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ. “O nosso relatório global de 2024 revela que marcas fortes continuam a prosperar apesar da incerteza.”
A classificação Kantar BrandZ deste ano sublinha a resiliência das principais marcas, chegando ao valor de marca de US$ 8,3 trilhões, um crescimento de 20%, perto do pico de US$ 8,7 trilhões em 2022. Desde o seu lançamento em 2006, o valor de marca do Top 100 cresceu 474%. O valor mínimo para ingressar no Top 100 aumentou 354%, de US$ 4 bilhões para US$ 19 bilhões.
Brasileiras aparecem no ranking de bebidas alcoólicas
Apesar de não aparecerem no ranking geral, duas marcas brasileiras apareceram no Top 20 de bebidas alcoólicas: Brahma (US$ 6,5 bilhões – 11º lugar) e Skol (US$ 6,07 bilhões – 14º). As cervejas foram responsáveis pelo crescimento de 5% da categoria. Uma das razões para isso é o fato dessa bebida ter opções mais baratas e que se encaixam no orçamento mais apertado do consumidor. “Na categoria de cerveja no Brasil, as inovações ajudaram os consumidores a considerar a cerveja como uma opção para novos momentos de consumo”, afirma Milton Souza, CEO da Kantar Insights Brasil.
Os dados Kantar BrandZ Brasil 2024 mostram que as bebidas alcóolicas representam 22% do valor total do ranking brasileiro e cresceram 3% nesta edição. “São marcas que criaram conexões mais profundas e amplas com os consumidores ao longo do tempo e conseguiram mantê-las”, diz Souza.
As marcas mais valiosas e IA
Além da Apple, o McDonald’s também mantém a sua posição entre as cinco primeiras, com o sucesso reforçado pela inovação contínua, incluindo a utilização de inteligência artificial (IA) para cenários como menus dinâmicos e previsão de pedidos, demonstrando como as marcas não tecnológicas podem desbloquear o poder dessa tecnologia. Também ilustrando o poder nascente da IA na vida cotidiana, a NVIDIA salta 18 posições, indo para a 6ª colocação no ranking de 2024, com um aumento no valor da marca de 178%. Já o Facebook volta ao Top 10 após uma ausência de um ano, enquanto a Oracle entra no Top 10 pela primeira vez.
Juntamente com a NVIDIA, os titãs da IA, Adobe e AMD, também obtiveram ganhos, garantindo um lugar entre as 20 marcas que mais cresceram, com aumentos de valor de 66% e 53%, respectivamente. Juntas, com o ressurgimento do crescimento do Instagram, Facebook e Uber, estas empresas destacam como as inovações tecnológicas podem impulsionar o envolvimento do consumidor e acelerar o crescimento.
“Este ano, as marcas que investem em IA obtiveram ganhos notáveis ao colherem os benefícios de uma melhor experiência do cliente. Mas o marketing eficaz assume muitas formas, seja através de excelente conteúdo, seja por meio de inovações, estratégia de mídia eficaz, preços inteligentes e muito mais”, afirma Souza. “O investimento em marketing eficaz ajuda a melhorar a predisposição do consumidor e a impulsionar o crescimento do valor da marca, contribuindo com um valor monetário significativo para apoiar o sucesso sustentado do negócio.”
Kantar BrandZ Top 10 das Marcas Globais Mais Valiosas 2024
Posição | Marca | Valor (US$) | Variação (%) |
1 | Apple | 1,01 trilhão | 15% |
2 | 753,4 bilhões | 30% | |
3 | Microsoft | 712,8 bilhões | 42% |
4 | Amazon | 576,6 bilhões | 23% |
5 | McDonald’s | 221,9 bilhões | 16% |
6 | NVIDIA | 201,8 bilhões | 178% |
7 | Visa | 188,9 bilhões | 12% |
8 | 166,7 bilhões | 79% | |
9 | Oracle | 145,4 bilhões | 58% |
10 | Tencent | 135,2 bilhões | -4% |
Destaques das diferentes categorias
Dentro das 13 categorias avaliadas há mudanças que destacam uma variedade de atributos que ajudam a impulsionar o valor da marca. O relatório Kantar BrandZ reúne alguns dos destaques:
- Bebidas alcoólicas:A Corona tornou-se a marca de cerveja mais valiosa. A aceleração consistente na expansão global e a exploração de mercados em crescimento, como o Brasil, a China e a África do Sul, mantendo, ao mesmo tempo, a sua posição forte no México, têm sido fatores-chave para o seu sucesso.
- Vestuário:A Nike mantém a sua posição de marca número 1, mas a diferença entre os concorrentes diminuiu. Zara teve um crescimento de 47%, tornando-a a segunda maior variação no Global Top 100, subindo 24 posições e atingindo o 70º lugar. A abordagem inovadora da Lululemon para o esporte e o compromisso com a qualidade proporcionaram um crescimento de 24%, elevando sua posição pela primeira vez.
- Luxo:Louis Vuitton continua a ser a marca mais valiosa na categoria de luxo, com uma avaliação de marca de US$ 130 bilhões. A Hermès também se destacou ao melhorar exclusividade e preços premium, prosperando nos mercados dos Estados Unidos e da China, levando a um crescimento de 23%.
- Mídia e Entretenimento:A Netflix atingiu novos patamares, subindo do 6º lugar da categoria para o 4º. O aumento de 51% no valor da marca foi impulsionado por um crescimento sem precedentes de assinantes, bem como por uma repressão ao compartilhamento de senhas, destacando a confiança do serviço de streaming na força de sua predisposição ao cliente.
- Varejo:Amazon mantém sua posição como marca de varejo mais valiosa, com crescimento de valor de marca de 6%. A inovação em torno da acessibilidade dos produtos, bem como a sensibilidade dos preços às mudanças no comportamento do consumidor, proporcionaram fortes desempenhos para Lowe’s, Aldi, TJ Maxx, bem como para os gigantes regionais do comércio eletrônico Pinduoduo e Mercado Livre.
O relatório Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2024, incluindo as classificações globais das 100 melhores e 13 categorias e análises extensas estão agora disponíveis aqui.
Sobre Kantar BrandZ: Kantar BrandZ avalia o valor da marca, quantificando a contribuição das marcas para o desempenho financeiro dos negócios. As classificações anuais de avaliação de marcas globais e locais da Kantar combinam dados financeiros rigorosamente analisados com extensa pesquisa de brand equity. Desde 1998, a BrandZ compartilha insights de construção de marca com líderes empresariais com base em entrevistas com 4,2 milhões de consumidores, de 21 mil marcas em 54 mercados. Descubra mais sobre Kantar BrandZ aqui.
Sobre a Kantar: A Kantar é a empresa líder mundial em dados e análises de marketing e uma marca parceira indispensável para as principais empresas do mundo. Combinamos os dados atitudinais e comportamentais mais significativos com profundo conhecimento e análises avançadas para descobrir como as pessoas pensam e agem. Ajudamos os clientes a entender o que aconteceu, por que e como moldar as estratégias de marketing que moldam seu futuro.