NOTÍCIA

AMD detém 25% do mercado no primeiro trimestre

O Gartner publicou um estudo mostrando que a AMD detém agora 25,7% do mercado de servidores x86. No mesmo período do ano passado, a companhia tinha 9% de participação neste mercado, e no quarto trimestre, 14,9%.

Jeffrey Hewitt, diretor de pesquisas do Gartner, afirma que a AMD registrou o maior crescimento Estados Unidos. No mercado mundial de servidores, a AMD tem 15,3% de participação, segundo a empresa de pesquisa.

Hewitt acredita que parte do crescimento nos Estados Unidos pode ser atribuído ao Google, um usuários da Intel que também tem estado usando servidores Opteron em seu data center. O executivo especula que o maior site de buscas está construindo seus próprios servidores e comprando processadores diretamente da AMD.

Hewitt também notou que a AMD tem uma forte participação no mercado de servidores four-way (com quatro processadores). A fabricante declara que possui 48,1% desse mercado nos Estados Unidos, e 36% no mundo. Mas os volumes são pequenos neste espaço. No primeiro trimestre, cerca de 100 mil novos servidores 4-way foram vendidos no mundo, enquanto os servidores two-way tendem a ser contados aos milhares.

A Dell, cujas vendas de servidores e receita caíram no primeiro trimestre, anunciou na semana passada que começaria a usar os processadores Opteron da AMD em seus servidores four-way.

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Mais de Redação iMasters
Ver perfil →