Marketing Digital

7 mar, 2012

Só sei que nada sabemos

Publicidade

Como profissionais de comunicação – seja ela propaganda, social media, entretenimento, transmídia etc -, buscamos o tempo todo oportunidades para levar nossa marca à mente dos consumidores. Alguns profissionais se tornam gurus do dia para a noite de uma determinada área que acabou de ser criada – mas não vou me aprofundar nisso, pois esse assunto daria mais alguns artigos.

Muitos correm atrás das oportunidades e reclamam quando as mesmas não lhe são oferecidas. Tenho simpatia pelas pessoas que correm atrás de seus sonhos, porém admiro as que os criam; ou seja, não correm atrás das oportunidades, e sim, as criam.

Por que abordei esse tema? Pois recentemente o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou uma pesquisa sobre a chamada “terceira idade”. A pesquisa aponta que em apenas dez anos essa população aumentou cerca de 42%. São mais de 20 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos no Brasil. Esses dados por si só já surpreendem, porém, o potencial está nos cerca de R$250 bilhões que essa população tem para gastar.

Estudos apontam que as pessoas estão passando cada vez mais tempo dentro de casa – o que alguns especialistas classificam como “vida em casulos”. Porém, os idosos querem passear, se divertir e aproveitar a melhor idade, afinal já adquiriram a independência financeira e podem curtir os prazeres da vida.

Os dados de que os idosos estão gastando mais com lazer, turismo e cultura não são novidades. Aí é que está o gap. Se existe demanda e oportunidade, por que não aproveitamos esse potencial todo nas redes sociais e na Internet? 

As famílias brasileiras estão diminuindo de tamanho e a população está envelhecendo rápido.  A expectativa de vida de uma pessoa que nasceu em 2012 é de 73,5 anos. Ao longo de três décadas a expectativa de vida aumentou em dez anos e onze meses.

Uma coisa é perceptível: não estamos preparados para atender esse público. E o pior, temos muitos preconceitos com relação a eles. O simples fato de pensarmos que esse público não está presente no ambiente online já mostra o quanto os subestimamos.

As redes sociais são inteiramente voltadas para jovens e os sites são pensados, estruturados e layoutados para esse mesmo target.  Tem-se uma miopia com a terceira idade. 

Nós, jovens, afirmamos com convicção que sabemos tudo sobre sociabilidade, porém, temos muito a aprender. Temos muito trabalho pela frente, mas o bom disso tudo é que a oportunidade está aí, batendo à porta, escancarada para todos. Basta enxergá-la. Quem conseguir fazê-lo certamente vai se dar bem.

Depois que a oportunidade passar, não adianta ficar resmungando e reclamando.

E você, o que acha disso? 

Abraços e até a próxima!