Marketing Digital

1 mar, 2011

Resenha: Fenômenos Sociais nos Negócios – Groundswell

100 visualizações
Publicidade

Este livro é sem dúvida essencial para
qualquer pessoa que esteja envolvida em projetos que envolvam Redes
Sociais. Charlene Li e Josh Bernoff abordam de maneira simples, porém
com exemplos de sucesso que mostram como as Redes Sociais transformaram a
forma de as empresas se relacionarem e fazerem negócios com seus
consumidores. Ou, talvez, como os consumidores estão assumindo cada vez
mais o poder sobre as marcas.

“Fenômenos sociais nos negócios” se baseia em dados reais sobre consumidores e experiência com dezenas de empresas. Você verá como os profissionais de marketing da Procter & Gamble provaram que o marketing sutil em uma comunidade foi quatro vezes mais eficaz do que a televisão, como a Best Buy aproveita a inteligência de seus mais de mil funcionários dentro de suas redes sociais, como a Dell se transformou
quando incluiu a inteligência de seus consumidores em quase todos os
seus departamentos e como uma vinícola sul-africana multiplicou suas
vendas por 10 quando explorou o poder de blogueiros, YouTube, Facebook e
todas as outras ferramentas do arsenal da tecnologia social. Você não
pode ignorar essa tendência. Leia “Fenômenos sociais nos negócios” e
aprenda como surfar nessa onda. Não há caminho de volta. (Fonte: Americanas.com)

O que é Groundswell?

Achei uma boa definição de Groundswell no Blog do Bruno Kaneiya (tem um vídeo bem legal):

“O groundswell é um movimento espontâneo de pessoas que usam ferramentas online para se conectar, assumir o controle de suas experiências e obter o que precisam – informação, auxílio, ideias, produtos e poder de barganha uns dos outros. O movimento groundswell é disseminado, sempre em mudança, e sempre em crescimento. Ele abrange blogs, wikis, podcasts, YouTube, facebook, twitter etc; e consumidores
que atribuem notas a produtos, compram e vendem uns dos outros e fazem
os próprios negócios.” (leia o texto completo)

Uma das conclusões mais importantes ao ler o livro é perceber que as
empresas estão perdendo a cada dia o controle da comunicação de sua
marca, e os consumidores ganham a cada dia mais poder. As empresas que
souberem aproveitar e ENERGIZAR o groundswell  do seu nicho de mercado
terão uma vantagem competitiva enorme perante seus concorrentes.

Escada Tecnográfica Social

Uma das imagens mais legais do livro é a escada tecnográfica social,
na qual os usuários são classificados de acordo com seu grau de
participação no groundswell.

  • Criadores – Altamente ativos, criando conteúdo original e relevante em diversos formatos (aúdio, vídeo, texto, fotos)
  • Críticos – Participam ativamente de blogs com comentários, fóruns, wikis e review de produtos.
  • Coletores – Utilizam RSS para receber notícias, tagueiam fotos e sites.
  • Participantes – Mantém perfis em sites de relacionamento
  • Espectadores – Leem blogs, assistem vídeos de outros usuários, escutam podcasts, etc., porém não participam com conteúdo.
  • Inativos – Nenhuma das opções acima (acho que não têm acesso à internet 😉 )

O interessante dessa escada é entender a importância de analisar, para
cada segmento de mercado, como é a distribuição das pessoas nessas
categorias. Um público adolescente terá claramente mais criadores e
coletores do que um público de terceira idade.

Método POST – Uma abordagem sistemática para estratégias sociais

O livro também comenta sobre o método POST, no qual a ordem dos fatores em uma estratégia social deve ser:

  • Pessoas
  • Objetivos
  • Estratégia (Strategy)
  • Tecnologia

Ou seja, é comum ouvir pessoas falando que precisam estar no
Facebook, Twitter etc. sem terem feito uma análise sistemática
antes de definir em quais redes sociais irá agir.

BeingGirl.com – Procter & Gamble – Adolescentes de 12 a 15 anos

A Procter & Gamble queria promover a marca Tampax para
adolescentes. Porém, atingir esse público através de meios convencionais
não era uma boa alternativa. As adolescentes têm inúmeras dúvidas sobre
cuidados femininos, mas não há um lugar onde elas possam ser esclarecidas. Foi
lançado o site BeingGirl.com, que se tornou um sucesso de acessos. Veja o
vídeo sobre este case:

No Brasil, o site é o www.soentreamigas.com.br

Carepages – Ajudando pacientes e familiares

O CarePages.com é uma rede social de blogs focados em em conectar
pacientes em tratamento a seus familiares e amigos. A ideia central é
resolver um problema comum a todos que atravessam um desafio de superar
doenças: as dezenas de ligações de familiares e amigos querendo saber
informações. O paciente é obrigado a repetir dezenas de vezes a mesma
história (muitas vezes dolorosa), e apesar das boas intenções das
pessoas queridas, o resultado é o inverso do esperado.

Charlene Li – HSM Inspiring Ideas

Excelente vídeo legendado da palestra da Charlene Li no HSM:

Você pode ouvir os meus comentários sobre o livro no Gengibre.

Referências: