Marketing Digital

6 abr, 2009

Redes Sociais – Vale a pena profissionalizar a criação de conteúdo?

Publicidade

Nas últimas semanas tenho visto muitas informações sobre celebridades que postam compulsivamente no Twitter, Facebook, MySpace, Orkut, blogs e em tudo quanto é rede social. O mais recente acontecimento foi o pivô do Phoenix Suns, Shaquille O’Neal, que, em provocação ao também jogador da NBA, Charlie Villanueva, do Milwaukee Bucks, postou no Twitter durante o intervalo da partida.

Porém, a notícia que mais me chamou a atenção foi a da cantora Britney Spears, que anunciou que está em busca de um assessor para cuidar de seu Facebook e suas outras redes sociais. Isso me fez questionar sobre o sucesso do Twitter. No meu modo de ver a Social Media, acredito que o relacionamento criado entre fãs e artistas é o grande sucesso para utilização dessa ferramenta. Qual a forma mais fácil de relacionar-se com seu cantor favorito, inclusive opinar sobre a capa e a música de trabalho do próximo disco, do que as redes sociais? De que outra forma temos tanta liberdade? De que outra forma somos ouvidos por eles? Esse relacionamento outrora era praticamente impossível. Está aí a grande magia desse tipo de mídia.

Aí você descobre que, na verdade, quem cria todo o conteúdo, como frases, comidas preferidas, filmes indicados, entre outros, é um assessor, um especialista em mídia social. Sabe aquele seu artista favorito que respondeu seu post no blog? Na verdade foi um gerador profissional de conteúdos, uma espécie de “guru digital”. Qual sua reação?

Concordo que muitos fãs não estão nem um pouco preocupados com quem postou determinado conteúdo. O importante é estar ligado a tudo o que diz respeito às celebridades momentâneas, mesmo que isso não agregue valor algum. Provavelmente esses fãs, daqui a alguns meses, já vão ter esquecido aquela celebridade e estarão curtindo alguma outra “pseudo-celebridade”. Porém, existem muitos outros que realmente se importam com o que pensam, como agem e quais os valores de determinado artista. Esses certamente perdurarão por muito mais tempo, e não sei se sentiriam a vontade em se relacionar com o assessor on-line de sua banda predileta. Talvez nem mesmo esse assessor que posta frases nitidamente bem estruturadas (algumas das principais celebridades do momento não seriam capazes) conhece seu cliente a ponto de escrever sobre sua vida, opiniões, gostos e outros.

Essa alternativa pode criar uma barreira entre seguido e seguidores e, em curto prazo, ser um tiro no pé pois, ao quebrar o relacionamento direto, criando um intermediador, voltamos às épocas em que os artistas eram quase inalcançáveis, sendo nosso contato mais próximo em um show, perdendo-se a magia da rede social. Por que eu postaria algo ao meu cineasta predileto se ele nem mesmo vai ler minha mensagem?

Muitos especialistas aprovam esse tipo de assessoria. Sua defesa: “Se até as grandes empresas precisam de especialistas em redes sociais on-line para gerenciamento de suas imagens, por que os artistas não podem usufruir a mesma tática?”. Em partes eles estão certos, pois, vejamos o exemplo da campanha presidencial de Barak Obama (para mim, uma das mais brilhantes estratégias on-line). Seus assessores fizeram um trabalho perfeito, e para seus following esse contato já foi suficiente para criar um relacionamento. Eles se encarregavam de dar continuidade, todos se sentiam parte do trabalho, todos eram assessores.

Não vejo problemas na utilização de assessores quando o assunto é relacionamento com a marca. Pelo contrário, acredito que essa seja a melhor alternativa, pois nenhum CEO de uma grande marca vai atualizar o blog da empresa ou então responder a todos os comentários dos clientes, muito menos gerenciar uma rede social. Nesse caso, um “guru on-line”, que entenda da marca e do consumidor da marca, dá conta do recado.

A cada dia, num ritmo frenético, novas ferramentas e novas formas de relacionamento são inventadas. É aguardar e acompanhar tudo bem de perto para ver como o mercado e, principalmente, os internautas reagirão. É a magia das redes sociais colocada a prova.

Se tiver dúvidas, sugestões ou críticas, fique à vontade para postar ou enviar para meu e-mail: Kadu Lima – kadu@perdidosnanight.com.br

E como eu não posso ficar de fora…

Twitter: kadulima

Twitter: MediaBox 360º

Blog: mediabox360.blogspot.com

Orkut: Kadu Lima

Myspace: Kadu Lima

Até a próxima!