Marketing Digital

24 abr, 2013

E-mail marketing e SEO, mas não do jeito que você está pensando

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Muitas pessoas, quando pensam em SEO, associam esse trabalho à árdua tarefa de otimizar as tags title e as descrições e palavras-chave das meta tags de todas as páginas de um site. Mas SEO não se trata apenas disso. É preciso otimizar também links, imagens, textos, o próprio local de hospedagem e vários outros aspectos de conteúdo de um site.

Mas um dos fatores mais críticos em SEO é a popularidade do site. Quanto mais acessado ele for a partir dos resultados de uma busca, melhor posicionado ele será em buscas futuras.

Em seu livro SEO – Otimização para Mecanismos de Busca – Bíblia, Jerri L. Ledford diz:

“Você otimiza o seu site para os motores de busca com o objetivo de aumentar a popularidade, mas a sua posição no ranking do motor de busca pode ser determinada pela popularidade do seu site”.

Sim, é praticamente o enigma de Tostines.

Jakob Nielsen, por sua vez, diz que newsletters ainda são a melhor forma de complementar um site no que diz respeito a comunicação e relacionamento com os usuários. Então, nada melhor do que o e-mail marketing para complementar os trabalhos de SEO de um site, especialmente sua popularidade.

E-mail marketing ajudando o SEO

O e-mail marketing deve ser usado como direcionador de usuários para o site através de links, aumentando seu tráfego e, portanto, sua popularidade. É assim que o e-mail marketing ajuda no trabalho de SEO de um site. É possível usá-lo para construir a popularidade de um site mesmo antes dele ser criado.

Alem disso, é importante criar no site uma área de arquivos de emails já enviados. Desta forma, a quantidade de conteúdo armazenado pelo site será ampliada e, portanto, ampliam-se também as páginas que podem ser indexadas pelos buscadores.

Disponibilizar o arquivo de e-mails enviados também é uma ótima maneira de convencer os visitantes do site a se cadastrarem, visto que eles podem conferir a qualidade e a relevância do conteúdo que irão receber por e-mail.

Veja o exemplo do Smashing Magazine, que além de enviar uma newsletter periódica a seus destinatários cadastrados, também disponibiliza todas as edições no site, para que qualquer pessoa, mesmo não cadastrada para receber por email, tenha acesso aos conteúdos.

Smashing Magazine
A página do site Smashing Magazine exibindo o conteúdo da newsletter mais recente.

E a seguir, o resultado de uma busca no Google por “Smashing Magazine”. Note que o segundo, terceiro, quarto e quinto resultados da busca orgânica são justamente as páginas das newsletters anteriores.

Busca no Google por Smashing Magazine

O Mailchimp também tem uma área do site que lista as edições anteriores de suas newsletters.

Arquivo de Newsletters do Mailchimp

SEO ajudando o e-mail marketing

Da mesma forma que o e-mail marketing direciona tráfego ao website e ajuda na sua popularidade, os trabalhos de SEO em um website também podem ajudar a aumentar a lista de contatos do remetente, aumentando a audiência do email marketing e, logo, as possibilidades de conversão.

Para isso, é preciso investir no SEO da área de opt-in do site. Ter uma página específica para receber o cadastro das pessoas – em vez de repetir o mesmo formulário de cadastro em todas as páginas, que disputa atenção com todos os outros elementos de navegação – é uma excelente estratégia, visto que a página de cadastro pode ser otimizada para os buscadores e não conter elementos que distraiam os visitantes do objetivo principal.

Página de cadastro do 4PinesBeer
Página de cadastro da 4PinesBeer.

Comece a enxergar o e-mail marketing como um apoio aos esforços de SEO e faça com que essa aliança não seja apenas benéfica para o posicionamento de seu site nos mecanismos de busca, mas também contribua com sua usabilidade.