Marketing Digital

9 nov, 2015

6 hacks para otimizar seu conteúdo para mobile

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Google, o motor de busca com a maior (senão total) parte do mercado dos motores de busca no mundo lançou em abril deste ano seu mais novo algoritmo chamado de Mobilegeddon, para a alegria dos donos de sites mobile-friendly.

mobile-friendly

Em uma declaração oficial, o Google publicou que o objetivo da nova atualização foi ajudar a “encontrar conteúdo que não seja somente relevante para a pesquisa feita, mas também que seja fácil de ler e interagir em telas de celulares e dispositivos móveis”. Ao fazer uma busca no Google do seu celular, ele já sinaliza quais sites são informativos, relevantes e possuem adaptação para seu celular.

Como cerca de 50% das buscas no Google já são efetuadas por meio de celulares, é crucial que você atualize seu website para ser compatível com esses dispositivos. Aqui vou listar 6 dicas rápidas para otimizar o seu conteúdo a fim de melhor rankear no Google nas pesquisas realizadas via dispositivos móveis.

1. Otimize a navegação do seu website

Uma pesquisa feita pela EPiServer revelou quem um terço dos sites móveis são difíceis de navegar. Para se certificar de que seu website é realmente “mobile-friendly”, siga estas dicas:

  • Reduza as camadas (layers) de navegação do site.
  • Use ícones em vez de listas.
  • Disponha de um campo de pesquisa em destaque.
  • Deixe um botão de “Voltar” bem acessível.

2. Mobile First: desenvolva para mobile

Ao contrário das páginas para desktop, as telas de celulares e de outros dispositivos móveis são pequenas, por isso você deve criar seu projeto primeiro com o usuário mobile em mente, optar pelo conteúdo em colunas, espaço em branco, ícones atraentes e um bom botão call to action.

3. Otimize o tempo de carregamento para mobile

Acredite ou não, mas o tempo de carregamento de seu website implica diretamente no desempenho do seu negócio. Os usuários de dispositivos móveis são muito dinâmicos e não possuem paciência para um carregamento lento – eles costumam abandonar páginas que demoram mais de 6 segundos para carregar, de acordo com a Kissmetrics. 40% dos visitantes mobile abandonam sites que demoram mais de 3 segundos para carregar.

O tempo de carregamento é um dos fatores de ranking para o Google, então certifique-se de que suas páginas carregam rapidamente.

4. Torne o conteúdo simples e fácil de ler

Leitores de dispositivos móveis estão quase sempre em movimento, então opte por um conteúdo separado em pequenas partes e que seja fácil de escanear. Use *bullet points, listas e conteúdo segmentado em vez de blocos com longos parágrafos. Todas as empresas estão lutando pelo curto período de atenção do usuário, por isso se torna cada vez mais importante criar conteúdo simples e segmentado para usuários com telas menores.

* são marcas de pontos, tópicos. Servem para organizar o conteúdo.

5. Evite os 404

Os erros 404 (página não encontrada) se tornaram uma desgraça para usuários de dispositivos móveis. Esse tipo de erro acaba se tornando uma oportunidade perdida para manter contato com um possível leitor de dispositivo móvel. Eu costumo dizer: Bem, mostre qualquer coisa, mas não exiba uma página de erro 404 para seu usuário. Em vez disso, você pode encaminhar seu visitante para sua versão desktop… melhor que mostrar uma página de 404.

6. Use o teste Mobile Friendly do Google

Embora algumas ferramentas do Google venham com uma versão premium, o teste de compatibilidade com dispositivos móveis não possui nada disso, é inteiramente grátis. Basta apenas você inserir a URL desejada e iniciar o teste.

Com cerca de 2 bilhões de usuários mobile em todo mundo, é fácil perceber a importância de aparecer nas primeiras posições do Google para pesquisas mobile.

Faça conteúdo segmentado para usuários mobile

O ideal é exibir um conteúdo mais reduzido para usuários mobile, pois, como disse anteriormente, são usuários muito dinâmicos e não possuem tempo para consumir um conteúdo que seja muito extenso. Ser mobile-friendly é possuir conteúdo único, focado em usuários mobile; sem isso, seu website cairá no esquecimento para os resultados de pesquisa mobile do Google. A boa notícia é que várias plataformas de construção de websites, como Wix e até mesmo o WordPress, já possuem ferramentas e aplicações para criação de conteúdo mobile.

Acima de tudo… seja simples! A simplicidade é o melhor caminho quando se trata de elaborar websites e layout de aplicações. Mantenha fontes, imagens e navegação simples – esse é o segredo para desenvolvimento mobile-friendly. Siga bem esses passos e com certeza seu website será bem posicionado nos resultados de pesquisa realizados por dispositivos móveis no Google.

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