Marketing Digital

12 mai, 2015

Content marketing – quem, como e por quê?

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Quem esteve inserido no tópico modern marketing já ouviu diversas vezes sobre a importância do content marketing – ou marketing de conteúdo.

Para alguns segmentos de negócio, conteúdo é o futuro brilhante do marketing, já outros são totalmente céticos se essa estratégia é mesmo efetiva em engajamento. Esse mesmo grupo argumenta que nem sempre os resultados mensuráveis. Mas alguns profissionais já descobriram o segredo de criar conteúdo com alto engajamento.

O que divide os bons profissionais de marketing de conteúdo dos demais é a sua capacidade de contar uma história – e contar essa história para as pessoas certas. Content marketing agrega valor e aumenta a fidelidade à marca, além de impactar nos negócios. Mas, para alcançar esses benefícios, é preciso alinhar o conteúdo a audiências e segmentos específicos.

Por que as pessoas chegaram aqui?

Usuários diferentes frequentemente visitam o mesmo website com diferentes intenções. Eles buscam informação ou inspiração (usando seu site como pesquisa de referência, por exemplo)? É preciso entender por que eles estão navegando no site ou blog para entregar uma experiência de marca significativa. Se eles buscam informação, é preciso entregar conteúdo diferente do que se estivessem buscando inspiração.

Quem são essas pessoas?

Uma das mais importantes formas de segmentação tem base nos perfis dos consumidores – dados demográficos, de comportamento e estilo de vida que ajudam a identificar interesses e tópicos favoritos. Um homem carioca de 30 anos tem preferências em conteúdo diferentes de uma mulher cearense de 45. Até mesmo duas mulheres da mesma idade que vivem no mesmo prédio podem se interessar por conteúdos drasticamente diversos.

Para um entendimento completo sobre os consumidores, profissionais de marketing têm que combinar diferentes pontos de dados: os offline, como idade, gênero, comportamento e preferências de marca, e também há os dados relacionados ao comportamento online, que você capta em seu site através de alguma ferramenta de automação de marketing, e eles também vão ser a chave das suas estratégias de lifecycle marketing.

Como essas pessoas se conectam?

Mesmo um único consumidor pode estar aberto a diferentes tipos de conteúdo, dependendo do aparelho em que ele está usando, da mídia social a que está conectado, do horário do dia ou mesmo da estação do ano.

Por exemplo, Grace Preyapongpisan, vice-presidente de Business Intelligence da Allrecipes.com, revelou alguns dados interessantes sobre os usuários do site. “Nós descobrimos que alguns consumidores que se conectam via mobile estão constantemente procurando ideias para jantares rápidos, enquanto aqueles que se conectam via notebooks tendem a planejar menus mais extensos”, afirma. Muitos usuários de laptops do site são pais procurando por um grande café da manhã para preparar para as famílias nos fins de semana.

Além disso, ela disse que observa preferências de conteúdo oscilando. “Algumas das receitas são atemporais – sempre tem demanda para elas. Mas outras são sazonais – elas têm picos de interesse em determinados períodos do ano ou se tornam populares de repente”, conta.

O sucesso do content marketing depende de contar uma boa história. Ao compreender quem é seu consumidor, como ele está se conectando e por que ele está interessado, você estará apto a tomar as decisões mais acertadas sobre como você vai direcionar os resultados de marketing.