Marketing Digital

14 nov, 2010

Campanha de sites: Nem sempre o moderno é o mais eficaz

Publicidade

Tome
muito cuidado quando alguém lhe oferecer um serviço de otimização de site com
recursos infindáveis, abertura em flash e tecnologia de ponta.

 

Muita
das vezes, essa estrutura de marketing
digital
só fará com que você gaste dinheiro e, na outra mão desta via,
acabe perdendo dinheiro ao invés de lucrar, o que é o principal objetivo quando
se dá início a uma campanha na internet. Logicamente, que antes, ainda vem a
consolidação da marca.

 

A
venda de sites perfeitos aparece com esses recursos tecnológicos. Pessoas que
se especializam em criar sites (notem que não falei especialistas em sites),
chegam aos clientes prometendo uma série de modificações e criações que enchem
os olhos de quem acredita que tais tecnologias estavam, até então, longe de sua
capacidade.

 

Citei
a tecnologia flash porque ela é a principal armadilha para quem compra um
serviço de otimização. O servidor do Google, quando faz a busca e levantamento
dos sites mais acessados nos últimos dias para configurar os 10 mais do Topo do Google, ainda não consegue ler
essa tecnologia.

 

Ou
seja, de que adianta você ter o nome de sua empresa surgindo de vários pontos
brilhantes, rodando na tela do computador e causando uma explosão de links em
flash, se seu cliente terá mais dificuldade em achar a sua marca?

 

Exemplos
simples, mas marcantes comprovam o que eu digo. Pense, rápido ou não, e
responda: Qual empresa de sucesso tem seu site feito quase todo em flash e,
principalmente, tem sua página de abertura feita através desse recurso? Pode
pesquisar à vontade.

 

Faça
um teste ainda melhor. Pesquise no Google o que é de seu interesse e depois
volte a ler minha coluna e reflita. Dos 10 primeiros resultados que você
encontrou disponíveis pelo maior buscador do mundo, quantos utilizam a
tecnologia em flash?

 

Note
também que as principais mídias sociais e de comunicação, dispensam esse
recurso. O Facebook, por exemplo, porque ele não utiliza o recurso em flash,
sendo que sua consolidação no mercado mundial é mais do que comprovada?

 

E sites de jornais como a Rede Bom Dia, Estadão e Folha de
São Paulo… quantos deles utilizam essa tecnologia como principal ferramenta?
Nenhum deles! E sabe porque? Porque eles estão preocupados em atrair o leitor,
consolidar sua visita com a satisfação de encontrar o que procura de forma mais
rápida e eficaz possível!

 

Assim
como no mercado “real”, o mercado virtual pede pela aplicação do principal meio
para se consolidar uma marca: o atendimento.

 

De
que adianta um produto aparecer em sua tela em Terceira Dimensão, se na hora de
compra-lo você clicar em um link quebrado? Ou se não houver informações
suficientes que descreva o produto e te convença a compra-lo?

 

Por
isso, sempre procure contratar SEOs que realmente te ajudem, ou melhor, que
você fique satisfeito com o atendimento dele. Se o especialista responde a
todas as suas informações e dá soluções e dicas para sua campanha de marketing
digital, é porque saberá alavancar sua empresa aos primeiros colocados do
Google.

 

Deixe
o flash e outras tecnologias de ponta para empresas de mídia massiva, como a
Globo.com, que precisa disponibilizar esses recursos a seus visitantes. Afinal,
é uma empresa enraizada em vídeos e programas de televisão. A boa venda, no
entanto, está acima de tudo.