O que mudou no novo módulo de Coleções?
A localização do Módulo de Coleções mudou em relação à versão anterior. Agora, ele deve ser acessado através do Gerenciador do Portal pelo menu Configurações -> Página de Vitrine V2.
Outra novidade é o conceito de “Grupos”. Com ele é possível agrupar de maneira dinâmica, diferentes produtos que farão parte da sua coleção. Para isso, o Módulo de Coleções disponibiliza alguns filtros e regras de modo a facilitar a inclusão dinâmica dos produtos que farão parte do grupo. Além disso é possível também especificar/importar diretamente os SKUs que irão fazer parte do seu grupo. A seguir, detalharemos cada uma das opções disponíveis.
Criação e Alteração de Coleções
Para criar uma coleção, acesse o Admin do VTEX Commerce Suite e clique no menu Configurações -> Página da Vitrine (v2)conforme demonstra a imagem a seguir.
No Gerenciador do Portal você encontra o item Coleções. Ao clicar nele, irá surgir o botão novo grupo. O único item obrigatório é o preenchimento do Nome da Coleção. O campo Id de Coleção não precisa ser preenchido, pois ele é dado pelo sistema assim que você clicar no botão Salvar Coleção.
Pronto! Uma vez feito isso, sua coleção já existe e precisamos apenas acrescentar os produtos que fazem parte dela. Conforme dito anteriormente, faremos isso através da inclusão de Grupos à Coleção. Estão disponíveis hoje os seguintes filtros:
- Departamento, Categoria ou sub-categoria
- Marca
- Faixa de Preço
Esses filtros também podem ser combinados de forma a atingir o objetivo esperado. Duas regras que estavam disponíveis na versão anterior foram descontinuadas e não possuem previsão de retorno. São elas:
- Data de Lançamento
- Pertence à Coleção
Outro tópico importante a ser compreendido nesta versão é o conceito de “Tipo de Grupo”, que possui apenas 2 valores possíveis: Inclusão e Exclusão. Para qualquer coleção, o primeiro Grupo criado deve ser obrigatoriamente do tipo Inclusão.
Criação de Grupos por Departamento, Categoria ou subcategoria
Para criar o Grupo, basta clicar no botão novo grupo conforme exemplifica a imagem abaixo.
Para acrescentar todos os produtos de um determinado Departamento a um grupo, basta selecionar o Departamento em questão, como indica o item 1 da figura a seguir. O mesmo se aplica aos produtos de uma determinada Categoria (item 2) ou subcategoria (item 3).
Criação de Grupo por Marca
Para criar um grupo com produtos de uma ou mais marcas, basta selecionar a marca desejada na lista correspondente. As marcas encontram-se dispostas em ordem alfabética e ao clicar na letra correspondente a inicial da marca, a lista se expande e exibe as marcas existentes.
Criação de Grupos por Faixa de Preço
Ao preencher os valores em Reais nos campos [/i]De:[/i] e Até:, você inclui no seu grupo todos os produtos que possuem preço dentro da faixa de valores especificada. No exemplo abaixo, foi criado um grupo que abrange todos os produtos que custam de R$ 100,00 a R$ 300,00.
Inclusão de SKUs específicos em um grupo
Ao contrário da versão anterior, onde a inclusão de produtos específicos era feita a partir do ID do Produto, no novo módulo, as inclusões manuais são feitas utilizando-se o SKU de um produto. No campo correspondente é possível digitar o ID de um SKU ou de vários, separando-se os valores com vírgula. Ex: 2000004,2000009,2000005.
Apesar da diferença na forma do cadastro, na prática, o efeito será o mesmo, pois ao associar um SKU à um grupo, o produto “pai” deste SKU também será adicionado à coleção. Caso um produto possua mais de um SKU, basta adicionar um dos SKUs ao grupo, que todos os SKUs associados serão incluídos nele.
O campo para inclusão dos IDs não permite a digitação de caracteres alfanuméricos, nem a utilização da combinação de teclas “Control + C”. Além disso, quando o número de SKUs na listagem ultrapassar 10 itens, um controle de paginação ficará disponível. Para excluir um SKU da lista, basta clicar no botão vermelho ao lado do SKU correspondente.
Importar uma listagem de SKUS para o grupo
Apesar dos filtros de grupos serem muito práticos para criar agrupamentos de produtos de forma automática, é possível que eles não atendam as suas necessidades em situações específicas. Para resolver isso, é possível importar uma listagem com os SKUs que farão parte do grupo e consequentemente, da coleção. O módulo de Coleções aceita arquivos nos formatos planilha do Excel (.xls) ou CSV (.csv).
No caso de arquivos no formato Excel, todos os IDs dos SKUs devem estar dispostos na primeira coluna, sem cabeçalho, como exemplifica a figura abaixo:
Depois que a planilha for importada pelo sistema, os SKUs srão apresentados da seguinte maneira:
ATENÇÃO: SKUs que estiverem inativos não terão seus IDs importados mesmo que estejam incluídos na planilha.
Como excluir múltiplos SKUs de um grupo
Para evitar que um administrador tenha que excluir manualmente diversos SKUs, um-a-um, é possível também utilizar o recurso de importação de SKUs da mesma forma que foi exemplificada acima. Neste caso, depois que o arquivo for carregado, clique na opção excluir skus (item 1 da imagem).
Pesquisa de coleções
Quando a quantidade de coleções criadas exceder o limite de exibição, que é de vinte itens, as coleções poderão ser encontradas através do campo de pesquisa. A busca deve ser feita com base no nome da coleção.
O que acontece com as coleções criadas no módulo antigo
As coleções criadas no módulo antigo continuam acessíveis pelo Admin apenas para visualização e podem ser utilizadas normalmente no site. A partir do momento que existir a necessidade de alterar ou atualizar uma dessas coleções, será preciso criar uma nova coleção no módulo atual e associar à vitrine desejada, substituindo a coleção criada no módulo antigo.
Abaixo, é possível visualizar um vídeo que exemplifica a criação de coleções no novo módulo, conforme foi explicado anteriormente: