E-commerce

27 fev, 2014

Conceitos básicos para o cálculo de frete

100 visualizações
Publicidade

Cubagem

A cubagem é a relação existente entre o volume e o peso da mercadoria, que é mensurado através de um cálculo matemático onde se verificará o quanto a carga vai corresponder em peso em função do volume que ela ocupar no veículo de transporte.

Podemos dizer que a função da cubagem no transporte é evitar que se ocupe todo o espaço físico do veículo sem utilizar toda a sua capacidade em peso ou vice-versa. Desta forma, o conceito de cubagem está ligado à capacidade de se preencher a carga de um veículo utilizando-se todo o seu volume disponível para carga e capacidade de peso ou tonelagem.

  • Peso Real: É aquele indicado na balança.
  • Peso Cubado: É a forma de cálculo que determina o espaço efetivamente ocupado pelo pacote no veículo de transporte.

Fator de Cubagem

É o coeficiente resultante da relação entre peso e volume mais adequada e comercialmente justa à cubagem de aeronaves, conforme recomendado pela IATA, entidade internacional que congrega as empresas aéreas.

Como é calculado o peso cubado?

emb_01

 

Para esse cálculo deve ser considerado os fatores estabelecidos para cada modalidade, efetuando a divisão ou multiplicação do Comprimento x Largura X Altura (CLA) pelo fator de cubagem fornecido pela trasportadora.

Se você perguntar aos Correios, como eles fazem o cálculo do peso cubado de um pacote para a modalidade PAC, eles dirão que a equação é: Comprimento x Largura x Altura / Fator de Cubagem. Repare que os Correios utilizam em seu cálculo a divisão pelo Fator de Cubagem. Sendo assim, nosso exemplo fica:

  • Dimensões do Pacote: 50cm x 60cm x 15cm
  • Peso real do pacote: 9kg
  • Peso cubado = 50cm x 60cm x 15cm / 6.000 = 7,5kg

Ao comparar o peso real com o peso cubado do pacote, os Correios farão a cobrança pelo peso real, pois ele é mais pesado que o peso cubado.

Como a VTEX calcula o peso cubado?

A equação de cálculo de peso cubado na VTEX é a seguinte: Comprimento x Largura x Altura x Fator de Cubagem.

Repare que a VTEX utiliza em seu cálculo a multiplicação pelo fator de cubagem. Portanto, antes de começar, temos que transformar o fator de cubagem que é usado em uma divisão (equação dos Correios), para o fator de cubagem para ser utilizado em uma multiplicação(equação da VTEX).

IMPORTANTE: as unidades de medida padrões na VTEX são dimensões, em centímetros, e pesos, em gramas. Fique sempre atento a isso, pois sempre que sua transportadora fornecer o seu fator de cubagem, você deve sempre perguntar qual a unidade de medida deste fator, para caso necessário, fazer as devidas conversões.

Como em nosso exemplo, as dimensões dos Correios já são todas em centímetros, para converter o fator de cubagem de divisão para multiplicação, basta dividir 1.000 pelo Fator de Cubagem, ou seja: Fator de Cubagem para VTEX: 1.000 / 6.000 = 0,167 (arredondando).

Sendo assim, nosso exemplo fica:

  • Dimensões do Pacote: 50cm x 60cm x 15cm
  • Peso real do pacote: 9kg
  • Peso cubado = 50cm x 60cm x 15cm x 0,167 = 7,5kg (arredondando)

Agora, se sua transportadora já trabalha com multiplicação, basta verificar se o fator de cubagem já está na mesma unidade de medida utilizada pela VTEX. Se não estiver, basta fazer a conversão para gramas.

Ao realizar o cadastro da sua transportadora na VTEX, esse é o valor que você deve preencher no campo Fator Cúbico de Peso.

fator-cubuco-de-peso