E-commerce

20 mar, 2014

Como aumentar a relevância da loja na busca interna

Publicidade

Com qual nível de assertividade os clientes da sua loja encontram os seus produtos?

Além de uma categorização eficiente também temos que trabalhar o sistema de busca interno da loja. Já sabemos que buscas superam a navegação entre as categorias, pois é mais rápido encontrar o produto desejado desta forma e consumidor virtual quer sempre tudo na palma da mão.

Neste artigo serão apresentados conceitos estratégicos para que o lojista possa obter um bom sistema de busca em sua loja VTEX.

Sistema de busca VTEX

O sistema de busca da Plataforma VTEX possui um algoritmo poderoso que varre termos e frases em diversas áreas do catálogo de produtos, possui também um algoritmo de comparação fonética que auxilia o consumidor a realizar a sua busca mesmo nos casos em que digita os termos com erros ortográficos.

Antes de qualquer ação precisamos entender como este sistema funciona e assim desenvolvermos as atividades de otimização.

Abaixo a relação de campos contemplados pelo algoritmo na pesquisa pelos termos:

1. Produto

  • Nome;
  • Descrição;
  • Meta Tags;
  • Palavras substitutas;
  • Campos de especificação de produtos do tipo texto indexado.

Em alguns casos pode ser usado para trabalhar códigos de produtos. Em alguns nichos é um costume do consumidor encontrar o produto desta forma.

2. Categorias

  • Nome da Categoria;
  • Meta tags;
  • Palavras substitutas.

3. Marcas

  • Nome da Marca;
  • Meta tags;
  • Palavras substitutas.

Uma vez conhecidas as áreas contempladas, podemos definir as melhores práticas de otimização, mas antes vamos nos atentar as seguintes dicas:

Pontos de Atenção – seja em qual for o campo em que será trabalhado.

  • Procurar sempre a assertividade

Evite colocar termos que não tenha relação alguma com o produto/ categoria/marca.

*Existem exceções, por exemplo, no caso em que queremos apresentar produtos concorrentes, a loja só vende iphone mas tem buscas de Samsung Galaxy, o lojista irá inserir palavras chaves de Galaxy no cadastro de iPhone no campo de “Palavras substitutas”.

  • Combine os termos

Na maioria das vezes serão inseridos vários termos/frases separados por vírgulas, procure combiná-los para formar novas frases, abuse das possibilidades.

Ex.: Boneca, Barbie, boneca barbie, bonecas, bonecas barbie, bonecas barbies.

  • Cuidado com termos em categorias e marcas

Categorias e marcas são entidades relacionais que estão em uma hierarquia superior a produtos, uma definição equivocada de termos nestas áreas poderia resultar em buscas irrelevantes.

  • – Nomes de produtos incompletos

Há casos de lojistas que não colocam o nome do produto no produto, o que resulta em baixa relevância.

  1. Ex.Negativo: Simmons Bamboo Memosense;
  2. Ex. Positivo: Colchão Simmons Bamboo Memosense.

Monitoramento e otimização de busca interna

Uma forma bastante útil de otimizar o cadastro do catalogo de produtos é monitorando o relatório de buscas do VTEX (Admin>Relatórios>Buscas), neste relatório podemos visualizar os termos buscados pelo cliente e com base nestas informações identificar informações relevantes e adicioná-los as cadastros de produtos, categorias e/ou marcas, neste ponto é muito bem vinda a capacidade analítica e estratégica do gestor para realizar os ajustes mais adequados a cada ocasião.

Pesquisas realizadas por clientes
Pesquisas realizadas por clientes

Perceba no relatório as três informações relevantes para um trabalho de análise e definição estratégica:

  • Texto (Termo Buscado);
  • Total (Quantidade de vezes que o termo foi buscado por clientes distintos);
  • Resultados encontrados (quantidade de produtos retornados).

O primeiro passo seria localizar termos com grande quantidade de buscas e poucos resultados, na maioria dos casos este já é um grande ponto de atenção para a otimização do sistema de busca e a partir daí identificar em quais áreas do catálogo de produtos deverão ser ajustados (Produtos, categorias e/ou marcas).

Este trabalho deve ser diário, deve fazer parte dos processos internos da gestão da loja e realizado por profissional capacitado.

Conclusão

Não existe uma formula para definir as melhores práticas para cada loja, o que proporciona os melhores resultados é um trabalho focado, analítico e estratégico por parte dos Gestores com base em todas as informações aqui expressadas.

O Sistema de Busca interna do VTEX é eficaz quando bem trabalhado e ele responderá de acordo com que for configurado, o que define esta configuração éo trabalho do Gestor com os termos e frases chaves.

O trabalho de otimização de busca interna é longo e exige muito planejamento mas quando bem feito traz aumento de conversão considerável para o lojista.