Mais do que nunca os consumidores estão fazendo uso do mobile para fazer suas compras, com os dispositivos móveis já superando o desktop na preferência nas buscas e conversões no e-commerce. Esse é o futuro.
Mas, por incrível que pareça, muitas marcas ainda não estão maduras o suficiente para desenvolver estratégias que realmente dão bons resultados. Pensando nisso, listamos aqui cinco boas práticas para você aplicar em seu negócio e entregar uma experiência inovadora e interessante a seu consumidor.
Conteúdo sob medida
Quando falamos de produzir conteúdo para mobile, é importante ser conciso. Claro, você deve fazer algo de qualidade, mas seja rápido e vá direto ao ponto. Lembre-se de que seus consumidores provavelmente estão lendo seu texto em uma tela pequena e, não raro, estão na rua, longe de casa ou do escritório. Resultado: eles não têm espaço e nem tempo para ler algo muito extenso. Essa pode ser uma tarefa bastante desafiadora, mas é fundamental que seja cumprida.
Local Search
Local searches acontecem em geral via dispositivos móveis. Mais e mais, os usuário estão usando seus smartphones e tablets quando estão fazendo uma busca de alcance específico, mais localizado. Assim sendo, você deve tomar algumas medidas, como incluir seu app em ferramentas de convergência como o Google My Business, que reúne recursos para que você possa acompanhar e gerenciar todas as informações referentes à sua empresa em uma única plataforma.
Além disso, não se esqueça de incluir o endereço de sua loja física, telefone e outras informações básicas em seus contatos. Seus consumidores não têm a mínima obrigação de ter que buscar essas informações.
Use localizadores
Como cada vez mais pessoas acessam redes sociais e diversas aplicações via dispositivos móveis, é importante que sua marca tire vantagem disso e conecte-se com seus consumidores via localizadores online, como o Swarm e o Foursquare.
Esses serviços são ideais para setores como varejo e gastronomia, pois tiram vantagem de uma necessidade imediata de um consumidor em potencial e permitem que eles saibam que nas redondezas há um lugar para satisfazê-las.
Geo-targeting
Uma solução que casa com os serviços de localização online, a geo-targeting é uma ótima ferramenta para que as marcas direcionem suas mensagens a seus consumidores que estiverem por perto de suas lojas físicas. Com esse tipo de plataforma, é possível enviar promoções – como cupons de desconto – para encorajar seus clientes em potencial a dar uma olhada em sua loja, que, graças aos localizadores, eles sabem que está por perto.
Vitrine online
Legal. Seu cliente sabe que tem uma loja sua por perto e já se interessou por uma das promoções que você oferece. Mas que tal facilitar ainda mais sua vida e mostrar também o que sua loja tem de bom para oferecê-lo?
Voltando ao exemplo do varejo e da gastronomia, seu aplicativo pode mostrar o inventário de produtos disponível na loja em questão ou exibir o cardápio de pratos que seu restaurante está preparando neste exato dia.
Mas lembre-se: faça tudo isso de uma maneira simples, fácil e com layout responsivo e que funcione bem. Se o visual não estiver legal, certamente fecharei seu aplicativo e vou buscar outra coisa melhor para fazer.