Mobile

3 jun, 2015

Mobile First: razões para apostar nos apps em sua campanha

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É irritante quando visitamos um e-commerce pelo smartphone e, ou somos redirecionados imediatamente para o download de um app ou temos que lidar com um site que não oferece a experiência mobile adequada. Além de inconveniente, perdemos tempo e muitas vezes ficamos tentados a pesquisar os produtos do nosso interesse em outra loja virtual.

No entanto, se essa loja te fornece uma experiência mobile perfeitamente otimizada, combinando-a com um aplicativo funcional, então você já endereçou o problema. Alguns consumidores preferem apps, outros, mobile web. Tudo depende do contexto, comportamento e localização.

O valor de ter um aplicativo

Mobile apps trouxeram muitas coisas boas para os varejistas. Não raro, são os usuários destes aplicativos os embaixadores mais fiéis de uma marca.  Tais recursos facilitam e incentivam o aumento nas visitas e conversões ao mesmo tempo em que fideliza os clientes. O usuário podem usar o app para salvar seus produtos favoritos e dados para pagamento, o que agrega ainda mais conveniência ao serviço.

O simples fato de o logo de sua marca estar em uma plataforma mobile é uma boa maneira de massificar o awareness junto a seu consumidor, sem contar que é um recurso que pode ser acessado a qualquer hora. Você pode, ainda, enviar notificações regularmente para chamar a atenção para ofertas especiais ou novos produtos que sejam interessantes ao consumidor.

Aplicativos são, inclusive, um meio efetivo de operar programas de fidelidade. Aliás, falando em loyalty, é importante ressaltar as possibilidades que o mobile oferece nesse sentido. Uma delas é o envio de alertas aos smartphones quando o usuário se aproxima ou entra em sua loja. Ofertas únicas e personalizadas ou descontos podem ser apresentados por meio deste app ou mesmo o inventário de produtos pode ser encontrado, o que só melhora a experiência do consumidor com sua marca.

O comportamento do consumidor

Um estudo recente do Poq Studio App no Reino Unido mostrou que apenas 19% dos 50 maiores varejistas de lá oferecem um aplicativo para compras online. No entanto, aqueles que o fazem acusam um aumento significativo nas receitas digitais, com alguns varejistas tendo mais de 10% de suas receitas geradas somente por aplicativos.

Aplicativos para varejo têm sua maior média de tráfego aos domingos, mas também têm as menores taxas de conversão. Percebeu-se que, nesse dia, a função de ‘’adicionar à lista de desejos’’ é aquela que é mais usada. O que isso significa? Que essa função pode trazer grandes oportunidades de conversão em um futuro próximo.

Mas quando falamos das conversões propriamente ditas, vemos, curiosamente que os usuários de iOS concentram boa parte de suas conversões nas sextas-feiras, enquanto que os Android adoppters, no entanto, compram mais aos sábados. Outra curiosidade: embora os horários de maior tráfego nos apps seja na hora do almoço, entre 11h e 13h, as taxas de conversão são mais altas entre 20h e 22h.

Ou seja: o almoço de final da semana é a Hora H para arrebanhar esse crescente exército de usuários do mobile com uma campanha, enquanto que o momento da compra acontece a noite. Informações valiosíssimas para uma varejista online.

A lista de possibilidades é infinita, dada a versatilidade e capilaridade do uso de apps. Com essa ferramenta, o cliente está ainda mais sem fronteiras e você não perde de vista as oportunidades que se abrem. Pensem nisso.