DevSecOps

3 nov, 2014

Fritzing – circuitos eletrônicos e desenhos de PCB para Arduino no Linux

Publicidade

Você já viu aqueles desenhos de circuitos em que os componentes aparecem bonitos, coloridos, exatamente do jeito como você deve montar fisicamente? Sem aqueles símbolos todos, mas com uma ilustração do próprio componente? Pois hoje vamos falar sobre como são feitos, apresentando-lhes o Fritzing, um programa perfeito para quem precisa de um software para fins educacionais com Eletrônica. O Fritzing é um software de código aberto no qual você pode desenhar seus circuitos em dois modos (esquemático e protoboard) e até routear trilhas para fazer uma placa de circuito impresso (PCB – printed circuit board). O software é completamente intuitivo e facílimo de se obter (mais abaixo tem os links e os procedimentos para instalação).

É importante observar que o Fritzing não é um simulador, o seu objetivo é apenas o desenho dos circuitos. Mas veja que maravilha, o Fritzing tem três modos (visões): Protoboard, Esquemático e PCB. O modo Protoboard é um dos maiores atrativos do Fritzing: é onde você pode montar o circuito “vendo” as peças como se parecem fisicamente, através das ilustrações com perspectiva 3D. Veja abaixo algumas screenshots do programa nos diferentes modos, exibindo a montagem do hardware de um projeto da biblioteca de exemplos do Arduino:

Modo Schematic – exemplo do Arduino AnalogInputToServo.
Modo Schematic – exemplo do Arduino AnalogInputToServo.

 

Modo Protoboard – exemplo do Arduino AnalogInputToServo.
Modo Protoboard – exemplo do Arduino AnalogInputToServo.

 

Modo PCB – exemplo do Arduino AnalogInputToServo.
Modo PCB – exemplo do Arduino AnalogInputToServo.

Existe também uma versão para Windows. No Ubuntu Linux e derivados, basta você procurar por “Fritzing” na Central de Software (Ubuntu), ou utilize o seguinte comando no terminal:

$ sudo apt-get update && sudo apt-get install fritzing

Se como resultado da operação você obtiver uma mensagem de que os pacotes não foram encontrados, basta adicionar os repositórios com o comando:

$ sudo add-apt-repository ppa:ehbello/fritzing

E aí, sim, execute o update e a instalação:

$ sudo apt-get update && sudo apt-get install fritzing

Como dizem por aí… #FicaADica 😉 Abraços!