Carreira Dev

25 nov, 2010

O crescimento do consumo online e a demanda gerada pela oferta

Publicidade

Os brasileiros finalmente se renderam às
compras online e tudo indica que o ano de 2010 será o grande divisor
de águas na maneira de consumir e de se comportar no mercado
virtual.

O constante avanço da tecnologia aliado
ao maior poder de consumo e à crescente participação brasileira nas
mídias sociais tem impulsionado consumidores de todas as regiões a se
aventurarem em suas primeiras compras pela internet.

Entretanto, muito
dessa adesão pode estar relacionado ao aparecimento de dezenas de sites
de compras coletivas, nos quais a oferta gera a demanda.

Motivados pela primeira compra, esses
novos consumidores passaram a ganhar confiança e a buscar novas formas
de consumir na web. Opções não faltam. De consagrados sites como Mercado Livre e Submarino, passando pelas e-commerces de grandes lojas
de departamento ao novíssimo Android Store com preços em Reais. As opções estão em constante expansão.

Procon para e-commerce

De olho nesse crescimento, o Procon
(Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo criou um
site de reclamações exclusivo para o comércio eletrônico. Esse novo
canal que passa a atender ao consumidor paulista pode criar precedentes
para que novos canais sejam criados em outros estados.

Essa iniciativa, ao mesmo tempo em que dá
suporte aos habituais consumidores virtuais, pode fornecer mais uma
dose de segurança aos que pretendem iniciar suas compras nesse novo
ambiente.

Sendo a confiança e a credibilidade importantes motivadores
para a efetuação de uma compra, a iniciativa paulista representa o
amadurecimento de um novo meio.

Consumidores nas mídias sociais

O já conhecido baixo custo para se
manter uma loja e a fácil divulgação através de técnicas cada vez mais
criativas de uso das mídias sociais tem feito com que muita gente passe
a disputar a atenção do consumidor.  Afinal, o preço na internet
sempre tenderá a ser mais barato do que nas lojas físicas pelo fato de o
produto não ter que passar por alguns processos no canal de
distribuição.

Com isso em mente, essa nova geração de
consumidores motivados pelo preço passará a consumir cada vez mais pela
web, o que, consequentemente, gerará futuras reclamações que
demandarão mais canais como o criado recentemente pelo Procon de São
Paulo.

E, imagine você, que um dia chegaram a
conceber que os Correios iriam sucumbir com a ascensão da internet. Mal
sabiam o que estava por vir…