Carreira Dev

25 nov, 2010

Não há crescimento sem o marketing digital

Publicidade


não é novidade que a internet passou a ser fundamental para a nossa atividade
diária, principalmente para profissionais que têm a rotina voltada à rede
mundial de comunicação.

 

O
que pouco se imagina, ainda, é que a internet tem um papel vital para qualquer
tipo de empresa que abre as portas no mundo online. A influência do marketing digital dita o lucro e
aumento de faturamento das grandes empresas e, ao mesmo tempo, pode ser o fator
principal do sucesso ou fracasso de um empreendimento recém lançado ao ar.

 

Hoje,
milhares de consumidores, por questão de tempo ou praticidade, não saem de casa
para comprar ou consumir um produto sem antes consultar possíveis empresas na
internet que atendam suas necessidades.

 

E
ainda há os consumidores fiéis, que passaram a efetuar compras online e não
abrem mão do seu serviço. Isso faz com que algumas empresas cheguem a vender
mais de 200% na comparação direta de quando comercializava seus serviços apenas
com a loja física.

 

Antes,
o mundo digital era apenas um anúncio do que se poderia obter. Ou seja. A
empresa apostava em propagandas na internet não com o pensamento direcionado a
uma campanha publicitária forte, mas apenas como uma forma de fixar sua marca,
com a expectativa que o consumidor lembre de sua existência.

 

Hoje,
mais de 95% dos empreendimentos que abrem um espaço na internet sem qualquer
planejamento ou campanha de marketing digital, fecham as portas do comércio
online. E, uma empresa que não consiga ser bem sucedida em vendas e prestação
de serviços através da internet, terá a sua investida mal sucedida
compartilhada entre centenas de consumidores.

 

Existem
setores da economia, por exemplo, que passaram a ser escravas do mundo digital
para conseguir vender. É o caso das imobiliárias. Hoje, mais de 70% de pessoas
que pretendem alugar ou comprar um imóvel, acessam sites de imobiliárias atrás
dos bancos de casas e apartamentos que as empresas dispõe virtualmente. Hoje, um
empreendimento deste setor, que não tenha um site bem estruturado e montado
de preferência por um SEO torna-se
frágil a qualquer tipo de concorrente.

 

A
urgência e necessidade de se ter uma página de vendas na internet grita aos
olhos das pessoas em cases como os de hipermercados. Temos a cultura milenar de
ir a um mercado físico para comprar produtos de nossas necessidades. Seja de
comida e produtos de limpeza, até eletrodomésticos.

 

Com
a chegada das lojas virtuais, como Submarino e o Mercado Livre, por exemplo, as
principais multinacionais de varejo passaram a disponibilizar compras também
pela internet. Não por acaso, vendo uma fatia de consumidores ser tomada pela
internet, surgiu a necessidade imediata de se tornar concorrente, mesmo que a
estrutura física seja sempre suprema como faturamento e lucro. Aí, o que
impera, é o medo de ser surpreendida por um avanço de vendas ainda maior pela
internet e, assim, perder um espaço ainda maior no mercado online.

 

Outro
exemplo da salvação de um empreendimento através da internet é a loja virtual
de livros e CDs. Os e-books e as faixas em MP3 passaram a ser a válvula de
escape para a banalização do mercado que vende cultura. Atualmente só
românticos, nostálgicos e colecionadores deixam de fazer downloads de livros ou
álbuns musicais, para compra-los em uma loja física.

 

Por
esses cases é cada mais urgente que a campanha de marketing digital seja bem
implantada pela sua empresa, para que ela alavanque as suas vendas, ao invés de
se tornar mais um problema, somado à concorrência especializada em serviço
online, que cresce de forma surpreendente a cada dia que passa.