Gestão Dev & TIARTIGO

Microsoft lidera mercado de webservers

Com isso, chegamos ao fim de uma era de dominação do software livre.

microsoft-1

Como descrito e previsto anteriormente em “O último dos Apaches“, o servidor web IIS da Microsoft tornou-se o líder de mercado, de acordo com medições da Netcraft (Netcraft’s July 2014 Web Server Survey).

Com isso, chegamos ao fim de uma era de dominação do software livreOpen source71 conteúdosComo o Open Source Está Liberando o Poder da Automação para TodosDev (Back & Front) · out 2025Código aberto: programadores criam software da NASA sem saberDev (Back & Front) · abr 2021N8N: O que é a ferramenta open source que está revolucionando a automação em TI?Dev (Back & Front) · dez 2025Ver tudo em Dev (Back & Front) . Claro que, se somarmos as quantidades de servidores Apache e Nginx, teremos uma quantidade maior de servidores de software livre. Mas então teríamos de somar o IIS com os outros servidores proprietários, como Sun e NCSA.

Em números, a virada se deve à queda do uso do Apache, além do crescimento do IIS.

microsoft-2

Em termos de sites realmente ativos, o Apache ainda continua líder, o que mostra uma certa “inflada” nesse número de servidores IIS.

microsoft-3

microsoft-4

microsoft-5

Ainda de acordo com a Netcraft, essa inflada do IIS nos últimos tempos se deve aos sites chineses, principalmente os de compras, que apesar de serem chineses, estão hospedados em servidores americanos. Imagino que seja por conta dos serviços de cloud disponíveis por lá.

Fui verificar se meu querido site DealExtreme está entre os chineses que adotaram Microsoft, mas pude ver pelo Netcraft que ele está firme e forte com LinuxLinux34 conteúdosKali Linux em um Servidor VPS: como, quando e por que usar?DevSecOps · dez 2024Construindo um Windows Service ou Linux Daemon com Worker Service & .NET Core – Parte 2Dev (Back & Front) · jul 2020Criando uma WebApi utilizando .NET, Linux e VSCodeDev (Back & Front) · ago 2019Ver tudo em DevSecOps DealExtreme web server survey.

Então posso continuar com minhas compras e com consciência tranquila.

Já outro dado que vi na Internet, e que aliás me faz lembrar de olhar o Netcraft, mostra que o uso de cloud da Microsoft aumentou muito no último ano. Então esse efeito “inflado” de aumento de servidores, mas não ativos, deve ser com certeza o Azure.

microsoft-6

Seria isso um reflexo da melhor qualidade do IIS? Acho que não. Apache sempre liderou com folga esse espaço. Seria então por ser gratuito? Nesse quesito, o Amazon AWS também é por 1 ano. Então, não acho que seja um espaço de “servidores de experimentação”, de quem está aprendendo, mas de coisa profissional, de site de e-commerceE-commerce21 conteúdosECBR Club: novo espaço para devs se conectarem ao ecossistema de e-commerceDev (Back & Front) · mai 2025TOTVS anuncia joint venture com VTEXMarketing Tech · mai 2019Jovens da Brasilândia recebem formação gratuita em tecnologiaGestão Dev & TI · jul 2025Ver tudo em Marketing Tech mesmo, como é dito pela Netcraft. Mas qual o motivo de escolherem IIS? Eu acho que é falta de conhecimento aliado à forte propaganda da Microsoft – e cursos – de Azure e .NET. Muitas pessoas saem das universidades sabendo isso, e nem mesmo olham pra outra coisa. Azure e .NET de hoje são o VB e Delphi de 15 anos atrás. A diferença é que estão entrando numa área que era dominada pela qualidade do software livre, mas que agora será tomada pela quantidade de uso. Assim foi com o navegador Internet Explorer 6. Riscos? Teremos novamente padrões web ditados pela Microsoft.

2014 será marcado como o ano de grandes perdas. Falecimentos de grandes personagens da história, como o autores Ariano Suassuna e João Ubaldo, e morte da presença do software livre na web. E da web livre.

Estamos em risco.

trabalha em telecomunicações na Ericsson. Formado em engenharia elétrica pela UFSC e com MBA em gestão estratégica de TI pela FGV, trilha o mundo do software livre desde 1997, passando por Linux em geral, Debian e FreeBSD. Atualmente, se interessa mais pelo lado de startups do software livre e menos por código, mas sempre dá uma escapadinha para programar em Python.

Ver perfil