Carreira Dev

31 jan, 2018

Data Science: Por onde começar?

100 visualizações
Publicidade

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje quero compartilhar um conteúdo rápido; vamos falar sobre como começar a estudar data science e machine learning!

Algumas pessoas, de diferentes círculos sociais e backgrounds já me pediram recomendações sobre como começar a estudar data science e/ou machine learning. Fico lisonjeado com este tipo de pedido, pois não me considero uma referência e o que não falta nesta área são dicas de onde começar.

Sabe Programar?

Normalmente as pessoas que me pedem este tipo de recomendação têm algum background técnico e alguma habilidade em programação. Se este não é o seu caso, minha primeira sugestão é para que você tente “quebrar o gelo” com uma linguagem de programação como Python ou R, que são as principais linguagens nesta área [1]. Seguem alguns links para aprender Python ou R:

Este é um artigo que sempre recomendo! Pode estar um pouco desatualizado, mas é um ótimo primeiro passo – muito bom! Além disso, este link te coloca em contato com o grupo de usuários Python no Brasil (Python Brasil), onde você poderá tirar dúvidas e interagir com usuários mais experientes e com o autor Luciano Ramalho (este, sim, é uma referência).

Existem vários outros cursos introdutórios para Python e R, inclusive cursos com foco em data science, mas não posso recomenta-los com a mesma segurança por não conhecer o conteúdo. Vou colocar alguns links abaixo apenas para ajudar em sua pesquisa:

Ambos os cursos são gratuitos e estão disponíveis em português (pelo menos com legendas).

Data Science e Machine Learning

Assumindo que você sabe programar ou aprendeu o básico nos materiais que recomendei, vamos agora falar do que interessa! Abaixo vou listar minhas recomendações com links para os materiais e comentários sobre cara item.

Acredito que começar aprendendo análise de dados seja um ótimo caminho para se tornar um cientista de dados. Saber manusear e interpretar os dados é a base, a fundação de qualquer atividade orientada a dados e para nossos propósitos não é diferente.

Este livro foi meu primeiro contato com este universo (você pode ver isso aqui) e agora esta disponível em português!

Caso você prefira cursos online, este aqui é uma ótima opção! Ele cobre os principais pontos (como o livro acima), mas temos um bônus, um módulo de introdução ao Machine Learning!

O instrutor tem vários outros cursos nesta plataforma e todos são bem acessíveis! (Eu paguei 30 reais neste ai!) Recomendo!

Observação: Este curso tem uma versão em português que pode ser visto aqui!

Este aqui é um material um pouco diferente. Trata-se de um repositório de links para cursos nas melhores universidades do mundo, acessíveis através de plataformas como edX e Coursera!

É um caminho bastante completo e robusto, que cobre de álgebra linear a deep learning. Até onde conferi, todo o material está disponível gratuitamente, mas é todo em inglês.

Outros Materiais

Existem diversos outros materiais que poderiam – e mereciam – ser citados aqui, como: cursos pagos, programas de formação online/presencial e etc, mas preferi focar naqueles mais acessíveis ou gratuitos.

Alem destes cursos e livros, também gosto de acompanhar algumas newsletters, grupos de usuários e eventos, pessoas influentes e etc. Vou listar alguns links aqui para você explorar:

Newsletters

Grupos em redes sociais

Perfis de Linkedin

Meetups

Recomendações feitas! Espero que este material possa te ajudar de alguma forma, e que ele te motive a aprender cada vez mais e a compartilhar suas experiências e conhecimento!

Falando em compartilhar conhecimento, fique a vontade para entrar em contato, tirar dúvidas, pedir ajuda e etc. Pode ser aqui pelo portal, e-mail, LinkedIn ou o que você preferir!

Fico aguardando seu contato! Abraços!