Carreira Dev

26 nov, 2008

CRM e Mobilidade

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Crm - MobileCrm – Mobile

Customer relationship management – CRM – Antes um termo amplamente usado e desejado por mega empresas, depois grandes e médias, pequenas, e agora, por cada individuo no planeta. Sinceramente, sob o ponto de vista dos conhecidos como “Freelancers”, se todos eles usassem o CRM para gerenciar suas tarefas e projetos, o nível de profissionalização e eficácia seria tão grande que todo o mercado de agências de publicidade, produtoras digitais e Studio teriam de rever seus planos de negócios para os modelos mais agressivos possíveis. Seria briga de peixe grande.

Pena que não é assim. Independente se for freelancer, gerente, coordenador, administrador ou até zelador, a necessidade de gerenciar sua vida profissional já se consolidou há muito tempo. Exceto aos excepcionais, todos nós temos de trabalhar duro para alcançar o objetivo desejado. E o CRM é um grande aliado nisso.

No artigo anterior, escrevi sobre o gerenciamento pessoal com a Mobilidade. Hoje complemento com o “Chefão” deste gerenciamento. O CRM. Simplificando, seu dia a dia de trabalho, ano após ano, passa a ser registrado e vira informação valiosa para sua carreira, proporcionando um planejamento adequado para suas atividades e tomada de decisões.

O conceito básico de CRM esta bem descrito na Wikipédia. Hoje já existe também o Corporate Relationship Management, mas isso é outra história.

Você, individuo que partilha o mesmo planeta com todo mundo, por onde pode começar? Deixo aqui a ferramenta que me valeu cada centavo gasto.

Sugar CRM: O SugarCRM ganhou o mundo de forma expressiva em 27 de Julho de 2007, quando aderiu à plataforma GNU General Public License (versão 3) tornando-se um sistema on line Open Source, ou seja, você pode baixar o código fonte do sistema e adaptá-lo da forma que quiser para atender a demanda. A popularidade é merecida. Quando se acessa a página principal do SugarCRM Enterprise (essa eu comprei), por exemplo, assusta a quantidade de opções e ferramentas organizadas na mesma tela. Depois, não poderia ser melhor. Com módulos para gerenciamento de empresas e divisões, contatos, prospects, oportunidades, ocorrências, campanhas de marketing, projetos, documentos, agenda e histórico, o SugarCRM contempla quase todas as tarefas envolvidas no seu projeto ou empresa. É fantástico, depois de seis meses de uso saber o tamanho do controle adquirido do seu trabalho com um sistema de CRM como esse. Todo mundo já deve saber que conhecimento é poder hoje em dia.

Para começar, visite as páginas sobre o Sugar SugarCrm.com e com.pt para conhecer mais do produto. No site da Lâmpada CRM, brasileira pioneira no uso, difusão, consultoria e treinamento sobre o Sugar, conheça outros produtos e serviços relacionados ao sistema.

A instalação do mesmo não é fácil. Depois de baixar o arquivo zipado com o sistema, o mais indicado é que um programador ou auto didata realize a instalação no servidor onde está hospedado seu site ou no da empresa. São muitos passos e configurações necessárias que, sob qualquer deslize, podem não funcionar.

A customização dele é fabulosa, empresas no mundo todo oferecem soluções e módulos para o SugarCRM que realmente são muito úteis. Atualmente eu uso duas delas. O Sugar Plug In for Microsoft Outlook, onde deixo sincronizadas todas as minhas informações do Outlook, contatos, tarefas, agenda etc. E também o Mobile Edge para ter uma interface mais customizada no meu dispositivo móvel. Porém, a versão 5.1 vem com o CSS atualizado para exibição em dispositivos móveis muito boa.

Depois de instalado, consulte o guia de usuário traduzido em português de Portugal, mas de fácil compreensão.

De resto é só ter força de vontade e determinação (sistemas não se alimentam sozinhos) para introduzir esta nova cultura em sua vida ou empresa que os resultados serão muito satisfatórios.

Fica a dica de outra opção, o SalesForce, mais famoso sistema de CRM do Mundo. Muito bom mesmo e com um atendimento pré e pós venda de alta qualidade. Porém optei pelo Sugar por causa da relação custo X benefício X adaptações.