Este artigo é uma visão particular sobre essa tal mídia chamada “Internet”. Na verdade, não sobre a Internet em si e sim sobre seus “especialistas”.
Talvez a minha visão seja um pouco agressiva e radical. Mas é esta a intenção. Acho que, por mais que ouvimos falar de investimentos altos na internet, web 2.0, inclusão digital e etc, este meio falta muito para amadurecer e sabe de quem é a culpa? Sua, dele, NOSSA. Sim, nós que trabalhamos diretamente com a Web.
Estamos em 2008, evoluímos muito, hoje temos padrões web, microformats, usabilidade, arquitetura de informação, gerência de projetos, ruby on rails, .net, AJAX, web 2.0, Orkut, RSS e por ai vai. Mas será que mudou muita coisa realmente?
Dois homens brigando
Eu tenho minhas dúvidas, pois, mesmo estando em 2008, ainda vejo discussões acaloradas entre profissionais e clientes querendo, cada um, mostrar que é mais competente que o outro. Um quer que o projeto seja do jeito dele, pois ele estudou isso. O outro quer que seja do jeito que ele quer, porque assim é mais bonito (se você conseguir adivinhar quem é quem, te pago um chopp!). Tudo bem querer algo bonito, mas o que é bonito? Isso não é meio relativo? E o usuário não entra neste processo?
Briga entre beleza e conteúdo
Retorno de Investimento
Muita gente reclama do cliente não pagar o que ele pede. Mas por que será? Alguém já parou para pensar que o cliente pode ter tido uma experiência ruim e por isso não valoriza tanto a web?
Quando ele fala que o “Fulano” cobra apenas R$500,00 para fazer o projeto, nós geralmente ficamos constrangidos, desvalorizados e etc. Mas qual a nossa diferença para o “Fulano” quando falamos em benefícios ao cliente? E não estou dizendo de você usar AJAX ou conceitos 2.0, mas sim qual o retorno? Por que ele deve fazer o projeto contigo e não com o outro?
Legal, sua empresa tem centenas de certificações, você leu bastante livro e sabe desenvolver ótimas interfaces e aplicativos ricos, mas isso vai trazer o que o cliente quer? Será que esse projeto vai fazer seu cliente vender mais?
Ah, mas e se a verba for muito pequena? Fácil, não aceitasse o projeto oras. O cliente tem aquela verba. Você sabe que ele não teve boas experiências com a internet e que ele não tem tanta visão. Então, você aceita embolsar a grana dele e ainda reclama?!
O problema disso é que virou um círculo vicioso que muitas vezes desvaloriza a área: Cliente investiu em um projeto há anos atrás. Ele não teve retorno. Você vai à reunião refazer o projeto e cobra “caro” pela tecnologia. Ele reclama. Você abaixa o preço. Ele investe. Você desenvolve de qualquer jeito porque ele não tem visão e não te pagou o que devia. O projeto não traz retorno. Ele fala mal do desenvolvedor e da web e adivinha!? Começa tudo novamente em um looping talvez infinito.
Looping entre cliente, desenvolvedor e internet
Uma única pergunta
Você cobrou R$10.000,00 por um projeto e o cliente faz a seguinte proposta:
“Vamos fazer assim, eu te pago R$20.000,00 após 6 meses de entrega do projeto se eu tiver retorno. Caso contrário eu te pago apenas R$5.000,00. Você aceita? Pense que te pagarei o dobro se obtiver retorno, senão, pagarei metade”
Você aceitaria? Pense bem, a pergunta é “Você confia no seu trabalho realmente e está pronto para a internet?”
Não vamos considerar capital de giro, prazos, juro, custos, etc…
Ainda falarei sobre o assunto em outro artigo. Pretendo sugerir algumas coisas que podem fazer a diferença para cada um de nós no meio de tanta informação e concorrência nos dias atuais. Aproveito para convidar a todos vocês a darem um pulo em meu blog e ler alguns posts, caso tenham gostado da matéria.
Um grande abraço!