Estou de volta para continuarmos a análise sobre o site da Blockbuster. Para quem não acompanhou a primeira, segue o link.
Imagine qual foi a minha surpresa ao entrar no site da Blockbuster e ver que o site mudou totalmente esta semana:
Isso por um lado é bom, ótimo! Mas por outro lado, terei que começar uma nova análise, agora do site novo. Será que melhorou?
A partir desta semana mudarei o modelo de análise. Agora as análises serão compostas por três fases: Pontos Positivos, Problemas e Soluções.
Em “problemas” listarei alguns problemas de acessibilidade, usabilidade e arquitetura de informação. Já em “soluções”, falarei o que poderia ser feito para melhorar a experiência do usuário no problema encontrado. E para iniciarmos, vamos conhecer os “pontos positivos” na navegação.
Vamos começar a análise do novo site da Blockbuster!
Pontos Positivos
01. Vídeo na entrada do site. Os vídeos se destacaram com o crescimento da banda larga, e estudos já comprovaram que eles prendem melhor a atenção do usuário do que outros formatos como textos e imagens. Estrategicamente existe um botão “alugar” no próprio player. Gostou? Então aproveita e aluga.
02. Destacar lançamentos e os mais alugados na própria página inicial. É exatamente isso que um usuário espera encontrar ao acessar o site de uma locadora. Ou seja, pensaram muito bem na expectativa do usuário.
03. Chamar atenção para se cadastrar na Blockbuster e alugar filmes on-line. Perceba que a cor que predomina no site é o azul, mas eles usaram um botão verde consideravelmente grande no banner para chamar a atenção do usuário para assinar e receber filmes em casa. Ou seja, destaque pontos importantes na navegação.
04. Diferente da versão anterior, agora temos mais facilmente a opção de se cadastrar, como mostra a imagem abaixo. Ou seja, eles melhoraram a ferramenta. Ponto para eles.
05. Agora o conteúdo está bem separado, deixando claro que o site é de locadora, mas também vende produtos. Houve uma melhora na diagramação e consecutivamente na Arquitetura de Informação do site:
Problemas e Soluções:
Problema 1
Código fonte: Por curiosidade, fui ver se o site foi desenvolvido utilizando padrões web e sim, ele é feito dentro dos padrões. Mas, estranhamente, o código tem aproximadamente 1700 linhas, mas 1200 linhas são apenas LINHAS EM BRANCO. Ou seja, fiz uma limpeza e de 1700 linhas o código foi para quase 500.
Consequentemente, também tivemos a redução do peso do arquivo, que não foi tanta diferença, mas se você multiplicar a diferença por milhares de visitas diárias que o site tem, você pode imaginar o tamanho de desperdício de banda no fim do mês:
Solução:
A solução lógica seria verificar porque o excesso de espaço no código. Talvez algum gerenciador de conteúdo esteja causando isso. Organização do código é muito importante.
Problema 2
A página inicial do site é 100% desenvolvida em flash e, para quem conhece um pouco de Acessibilidade, sabe que o Flash é um grande vilão de leitores de tela e do Google, mas isto está melhorando com a ajuda de Jakob Nielsen, além de ser possível melhorar o conteúdo pelo próprio Flash para a acessibilidade e resultados em buscadores.
Mas criar uma página deste tipo 100% em Flash é desnecessário, pois neste caso não acrescentou nada de novo ou espetacular na navegação, sem criar uma experiência mais rica. É apenas animações aumentando o conteúdo e troca de cor, além de passagem dos filmes, coisas que poderiam ser feitos em HTML e ser bem mais leve e acessível.
Solução:
Os banners de baixo são excelentes para se usar Flash, pois precisam chamar a atenção do usuário, mas toda a parte de conteúdo poderia ser em XHTML normalmente, tornando mais fácil a navegação, mais leve e acessível para deficientes, celulares e buscadores.
Problema 3
Um dos princípios da Usabilidade é manter ao máximo uma navegação consistente, para a pessoa decorar e lembrar facilmente como o site funciona quando voltar.
Ao entrar em página internas, aparece um novo menu com opções bem relevantes:
Veja que existem opões como “Quero ser cliente” e “Dúvidas”, que são opções importante e estão apenas nas páginas internas.
Solução:
Basicamente, se fosse colado este MESMO menu na página inicial entre o topo e conteúdo, já estaria perfeito, pois a pessoa saberia que existe navegação após a página inicial, sem problema algum.
Problema 4
Este problema é o “Não Fale Conosco“. Notei que não existe visivelmente um “Fale Conosco” ou “Contato” em nenhum dos menus (em cima ou no rodapé):
Solução:
Colocar um link visível de “Fale Conosco” ou “Contato”, de preferência em ambos os menus. Ouvir a opinião do seu cliente, sem custos, não pode ser ignorado.
Problema 5
Resolvi buscar um filme, digitei o nome e apertei o “Enter” e… nada aconteceu:
Solução:
Estamos acostumados a muitas vezes preencher o formulário e apertar o “Enter”. Ou seja, criamos um hábito e uma expectativa. Basicamente avisar ao Flash que apertar o “Enter” dentro da caixa, submeteria o formulário já ajudaria na navegação do usuário.
Problema 6
Encontrei ao lado da área de login, um formulário para quem está navegando pela primeira vez no site:
O primeiro problema é o tal “Código de cliente Blockbuster“. Qual dado é este? Onde consigo este tipo de dado? Mas isto é irrelevante agora.
Navegando mais um pouco, achei o formulário de cadastro do site. Não vou colocá-lo todo aqui, apenas uma parte:
Em nenhum momento neste cadastro pede o tal “Código de cliente Blockbuster”, ou seja, se aquele formulário era para cadastro, então por que aquele precisava deste campo e este não precisa? Era para o mesmo cadastro?
Solução:
Em primeiro lugar, seria importante um link, para explicar o que é este tal “Código de cliente Blockbuster”, afinal quantas pessoas não deixarão de se cadastrar, por não saberem aonde conseguir este dado e para quê serve?
Em segundo lugar, se é o mesmo cadastro, esta tela acima de criação de login deveria pedir também o campo “Código de cliente Blockbuster”, senão eu simplesmente saio daquele cadastro e venho para este e me cadastro da mesma forma, sem ter o tal código. Meio confuso!
Finalizando:
Esta versão da Blockbuster ficou bem melhor que a anterior, ainda possui alguns pontos a serem melhorados, mas está no caminho.
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