O que você espera ao entrar em um site que você sabe que é de uma locadora? Provavelmente os últimos lançamentos, certo!? Mas na Blockbuster você encontra isso:
Página Inicial
Produtos para comprar, ou seja, uma loja virtual nas próprias palavras deles. Você percebe claramente que está no site da Blockbuster, mas talvez fique em dúvida se entrou no “setor” certo. Talvez fosse uma área de loja virtual e você devesse estar na parte de locadora.
Mas é tudo a mesma coisa no site da Blockbuster e percebemos que o foco deles na web é vender produtos, deixando a parte de locadora de lado (e fazendo com que eu vá ver os lançamentos do mês em um site de locadora, com jeito de locadora).
Filmes do mês
Mas no menu lateral existe a seção “Locação de filmes”. Vamos clicar na parte “Filmes do mês”
Em seguida, surge um pop-up com a imagem de um filme e sem ALT, ou seja, para buscadores, deficientes e etc, essa página não existe, pois não há identificação na imagem e pop-up não funciona muito bem com pessoas que usam leitor de tela.
Lançamentos
Clicando em “Lançamentos”, também nesse menu, abre-se mais uma pop-up, com um pequeno problema:
O conteúdo é 100% em flash, que resulta em vários outros problemas:
- Não podemos usar o scroll do mouse e dependemos unicamente e exclusivamente da barra de rolagem do Flash;
- Não podemos copiar informação alguma, como o Google também não;
- Se o Google não lê, uma pessoa com deficiência que usa leitor de tela, não vai saber o que tem nessa página.
Eu acredito que esses 7 quadradinhos do lado esquerdo deveriam ter a capa de algum filme, mas estão vazios, então ficou difícil saber o que iria encontrar exatamente nessa página.
Recomendados
Costumo entrar no site da Blockbuster para ver filmes para alugar e desde que comecei a entrar nesse site (uns 6 meses atrás), a tela de recomendados é exatamente a mesma, sem atualização:
Esses filmes devem ser muito bons para estar até hoje nessa lista.
Buscar Lojas
Ao clicar em “Buscar Lojas” nos abre MAIS UMA pop-up (alguém está contando?) e dentro a relação de lojas. Mas ao clicar em alguma loja, eis que me abre OUTRA POP-UP, ao invés de abrir os dados da loja dentro da janela que já estava aberta. Não preciso nem dizer que o leitor de tela e o Google devem estar adorando essa aventura.
Meu Cadastro
Agora vem a parte que mais gostei.
Para quem não lembra, eu fiz uma análise do site da americanas.com (primeira parte), mas o que tem haver isso?
Ao clicar em “Meu Cadastro” vamos para a tela abaixo:
Alguma semelhança com essa tela?
A Americanas é a responsável pelo site da Blockbuster e consequentemente tem o mesmo erro de cadastro (de não ter como fazer cadastro facilmente). Isso é um grande erro de usabilidade, afinal, se eu quiser me cadastrar, como eu faço?
Auto-Atendimento
Para finalizar, como citei acima, a Americanas é responsável pelo site da Blockbuster e tem mais um erro grave de acessibilidade, basta olhar abaixo:
Se você notar o tamanho da fonte e o espaçamento desta sessão, verá que é bem similar ao da Americanas.
Ou seja, se você tem algum problema de visão, provavelmente sofrerá com essa sessão, pois é horrível o espaçamento, você não sabe onde termina e começa uma pergunta.
Resumo
O interessante dessas análises é ver a importância de se focar em objetivos do usuário, expectativas (afinal, eu fui para saber sobre os filmes que a Blockbuster tem e não para comprar produtos) e na facilidade de uso (não consegui me cadastrar).
Talvez muita gente ache que muitos erros são bobos e não fazem muita diferença, e que pessoas deficientes não freqüentam site de locadoras virtuais ou não vêem filmes. Mas quem pode saber disso? Será que já foi feito algum estudo sobre esse ponto? Será que “chutar” esse tipo de informação não é perigoso?
No próximo artigo, demonstrarei como é fácil melhorar a experiência do usuário nestes pontos falhos, ou seja, como corrigir estes pequenos problemas.
Aproveito para convidar os leitores para darem uma passada na nova versão do meu blog, com várias matérias sobre foco no usuário, análises e desenvolvimento com padrões web, além de resenhas de grandes livros como “Não me faça pensar” e “Design para Internet”.
Grande abraço e obrigado!