Carreira Dev

3 dez, 2009

Como montar uma equipe ideal de TI

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A
diversidade (ou a falta dela) nos departamentos de TI tem sido um alvo
constante de discussões (ao menos aqui na empresa em que trabalho). E não é para menos, já que apesar de todas as
transformações, a área de tecnologia da informação tende a empregar sempre o
mesmo perfil de profissional.

Mas, ao meu ver, cabe ao CIO (ou responsável por TI dentro da empresa) entender as novas necessidades da
organização e adequar o conhecimento da sua equipe a ela, o que exige a
“diversificação”.

O cenário de
retomada da economia e de retorno aos investimentos em TI pode ser o momento
ideal para o gestor trabalhar essa diversificação dentro de sua equipe. Como? Com base no que aconteceu aqui na empresa em que sou Gestor de TI, seguem sete
dicas de como contratar e reter profissionais que, até então, pareciam não se
enquadrar ao padrão das áreas de TI.

  1. Ajuste a descrição dos cargos ao perfil do
    profissional que pretende manter na vaga. Pesquisas mostram que as mulheres,
    por exemplo, tendem a não se candidatar a postos cujas características não são
    apresentadas no anúncio de emprego. Em contrapartida, os homens se candidatam
    imediatamente e se encontram em 75% dos campos de informações (como remuneração,
    carga horária, política de benefícios, atribuições no cargo, entre outras)
    preenchidas.
  2. Faça
    contato com instituições que reúnem minorias. Nas últimas décadas, o governo norte-americano investiu milhões de
    dólares na inclusão de negros e hispânicos nas universidades e, principalmente,
    em disciplinas como ciências, tecnologia e engenharia. Da mesma forma, no
    Brasil foi criada uma cota para negros nas universidades e, cada vez mais, é
    comum a presença das mulheres em cursos predominantemente masculinos.
  3. Utilize
    as redes sociais. Em
    ambientes como o LinkedIn, ou outro fórum sério de TI, é possível identificar grupos de profissionais com
    interesses comuns e que podem facilitar a busca por um candidato a uma
    determinada vaga.
  4. Promova o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. O respeito às pessoas tende a ser um diferencial
    para tornar o ambiente de trabalho agradável e atraente para profissionais que,
    de forma geral, não se enquadram no perfil técnico da área de TI. Além disso,
    é  preciso incentivar a flexibilidade cultural e a tolerância nas equipes,
    respeitando costumes, religiões e preferências.
  5. Foque
    nos objetivos principais da área de TI. Um estudo realizado por uma consultoria especializada em recursos humanos (com foco em TI) mostra que mulheres e
    minorias buscam posições nas quais possam ser engajados, úteis e fazer a
    diferença nos resultados.
  6. Reserve
    algum tempo do horário de trabalho para treinamentos e programas de
    desenvolvimento profissional. Todos os membros da equipe tendem a ficar mais motivados quando
    percebem que a empresa está preocupada com a evolução individual das equipes.
  7. Promova a integração entre os
    funcionários.

Além de
mostrar-se sempre aberto a conversas, é importante que o líder da área organize
atividades que reúnam o grupo fora do ambiente de trabalho. Estudos mostram que
esse tipo de iniciativa aumenta o vínculo dos profissionais com os colegas, o
que resulta em melhores resultados com a empresa.

Dessa forma, o gestor de TI poderá, além de encontrar ótimos profissionais, reter também aqueles já existentes em sua equipe.
São poucos os profissionais “realmente” qualificados dentro dessa nossa tão vasta área de TI, então, um dos principais objetivos do gestor deve ser “reter” seus “ativos”.