Reconhecido como um dos principais eventos de tecnologia da informação (TI) do país, o Rio Info ganhou, pela primeira vez, uma edição fora do Brasil. Realizado entre os dias 18 e 21 de maio na cidade de Vila Nova de Gaia, na região do Porto, em Portugal, contou com a participação de 15 empresas brasileiras (UOL, Videolog, Produzindo, Imasters, Apiki, Modulus, STA/Rybius, Fabrica Livre, Neociclo, Sidetech, AG Software, Tron, Comtec, Inov9 e Clientela) e 65 portuguesas, além de representantes da França e do Canadá.
A participação brasileira foi importante para o evento não apenas nas Rodadas de Negócios, mas também durante os seminários e debates. Os empresários brasileiros tiveram a oportunidade de mostrar seu conhecimento e sua competência em temas como Software Livre, Qualidade, Monetização da Internet, entre outros. O modelo de atuação adotado pela maioria das empresas foi o de parcerias para atuação e complementação técnica, tornando a atuação internacional mais consistente.
Em continuidade às ações realizadas pela Riosoft através do Programa Brasil IT da Softex, que conta com recursos da APEX e com apoio do SEBRAE-RJ, o Rio Info Portugal teve forte presença das empresas do ALTEX.
A abertura foi realizada no Parque Tecnológico de São Félix da Marinha e contou com a presença do presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luis Filipe Menezes, e de diversas autoridades. Durante a cerimônia de abertura, foi assinado entre a Riosoft, a InovaGaia e a AmiGaia, um convênio para a implantação da Aceleradora Brasil-Portugal, que visa auxiliar a internacionalização das empresas, já contando com cinco adesões.
O Rio Info Portugal disponibilizou um espaço para apresentação de novas ideias, troca de experiências e reuniu empresários e executivos que buscam novas oportunidades de mercado para realizar negócios.
Pela qualidade da programação e dos participantes, o Rio Info tem tudo para se afirmar em Portugal também. Especialistas e empresários, nacionais e internacionais, apresentaram em seminários e workshops o estado da arte da TI, considerando a sua evolução, suas perspectivas e demandas específicas. A programação foi concentrada nas tendências da tecnologia e nas vertentes de negócios da TI envolvendo o Brasil e Europa, e nas rodadas de negócios foram realizadas mais de 120 reuniões gerando um volume de negócios na ordem de 2 milhões.
O Rio Info Portugal foi e será, nas próximas edições, uma excelente vitrine para a exposição e a atuação comercial internacional oferecendo um excelente ambiente para a troca de experiências e informações. A primeira edição possibilitou às empresas brasileiras dar continuidade às negociações iniciadas no Rio Info 2009. Elas também puderam conhecer melhor as demandas e o ambiente de negócios de Portugal e da Europa, trocando informações e experiências.
Ao final do evento, uma reunião do comitê organizador com representantes da Câmara de Vereadores de Vila Nova de Gaia garantiu o apoio para a promoção de uma nova edição do Rio Info Portugal no ano que vem.