Tecnologia

6 jul, 2010

O timming perfeito

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Na semana passada, estive presente, no Rio de Janeiro, no lançamento de Centro Experimental de Conteúdos Interativos Digitais, o CECID. Fruto de uma ampla articulação da Riosoft com governo do Estado, Finep, MCT e outras entidades e instituições, o CECID promete ser um grande catalisador de tecnologia e conhecimento. O CECID tem a missão de preparar as empresas para uma grande oportunidade e desafio nos próximos anos: a interatividade digital no conteúdo gerado para os grandes eventos.

Apesar de estarmos na Copa de 2010, quero falar da Copa 2014. Qual a aplicação interativa que está rodando nas transmissões da Copa na TV brasileira? Alguém duvida que até 2014 serão milhares dessas aplicações? O que as aplicações podem evoluir em 4 anos? Nessa brecha, entram o CECID e as empresas – o primeiro para embasar e difundir o conhecimento, e as empresas para desenvolver aplicações e atender ao mercado.

Além da TV, ainda existem as vertentes dos celulares, web e diversas outras maneiras de interatividade digital. Isso tudo fundamentado na capacidade de capilarizar que os usuários brasileiros possuem, tornando-se únicos nas redes mundiais. Afinal de contas, já demos demonstração desse poder em 2010, ou já se esqueceram do #calabocagalvao?

A Copa de 2014 é um grande foco, contudo vale lembrar que existe um grande teste para o desafio imposto pelo mercado às empresas. São os Jogos Militares no ano que vem – a chance perfeita para um laboratório de aplicações, serviços e soluções de tecnologia e conteúdos agregados.

O conceito de conteúdo digital interativo extrapola barreiras e gera caminhos interessantes. Recentemente, devido aos grosseiros erros de arbitragem, o presidente da Fifa Joseph Blatter anunciou que os estudos do uso da tecnologia auxiliando as decisões dos árbitros na partida voltarão a ser analisados. A primeira aplicação que vem à cabeça é a bola com chip, mas pensem em marcações dinâmicas de impedimento, observadores indicando qualquer tipo de irregularidade durante o jogo, ou ainda ter um “dedo duro” digital que indique o avanço do goleiro na cobrança de um pênalti ou a invasão da grande área.

Enfim, é uma gama imensa de possibilidades que surgem! E onde será a próxima Copa? Teremos a oportunidade de mostrar o talento e a capacidade da TI brasileira.
 
Não posso deixar de mencionar que o CDL Rio (Clube de Diretores Lojistas) entendeu a proposta e cedeu um belo espaço em suas instalações para a implantação do CECID. A grande expectativa do CDL é a capacidade de o CECID promover conteúdos interativos envolvendo o e-commerce de forma a desenvolver o comércio lojista do Rio de Janeiro. O espectro de soluções possíveis é imenso e a demanda é diretamente proporcional, principalmente com o desenvolvimento das aplicações web, mobile e TV digital.
 
Por isso me arrisco a dizer que poucas vezes um projeto foi tão preciso em seu timming como o CECID, que chega no momento exato para auxiliar as empresas a se qualificar a adquirir conhecimento unindo mercado e academia em busca de uma competência para aproveitar a grande demanda que surgirá!
 
Empreendedores digitais, mobilizem-se e mãos à obra!