Carreira Dev

16 abr, 2009

Branding is Free

Publicidade

Por que algumas marcas são reverenciadas por legiões de fiéis? Como o nome de um país se torna famoso por sua culinária e seus vinhos? O que faz uma marca de refrigerante permanecer jovem depois de cem anos no mercado?

Gestão da Marca ou Branding é uma disciplina acadêmica nova, mas seus fundamentos sempre foram praticados. Ícones como Harley Davidson ou Coca-cola, Wikipedia ou Greenpeace, exercem impacto imediato em nossas mentes, são logomarcas tatuadas na cabeça de milhões de pessoas!

O valor deste reconhecimento ou brand awareness é incomparável com lojas de tijolo e cimento ou outros assets off-line.

A novidade, hoje, é a organização desta matéria de forma sistemática, sendo incluída em bons cursos de graduação em Marketing, Design e Administração de Empresas, ou como especialização.

Um ponto que chama atenção é a franca oposição com grande parte das práticas tradicionais da publicidade, são visões bem diferentes e pouco entendidas.

A boa notícia é que: Branding is Free!* Não custa nada! E o tempo de implantação pode ser, assim, imediato!

Como em qualquer relacionamento entre pessoas, pode ser amor à primeira vista tipo: I-Phone e Twitter ou pode durar gerações como Intel ou a cidade de Paris.

Uma Marca adquire valor e conquista seu espaço na medida que se posiciona com clareza, diz a que veio, e assume esta identidade, tem um posicionamento firme ao longo do tempo e suas ações reforçam esta visão.

O oposto disto é o imediatismo, a promoção vazia, a repetição, a interrupção, que empurra preço baixo e crediário, sempre com seus benefícios mágicos, tudo feito para se vender uma única vez, mas, sem entregar valor real o cliente não volta, não se cria um ciclo produtivo positivo, são só mais coisas ou serviços empurrados goela abaixo do mercado.

Empresas com produtos ou serviços de valor precisam se destacar em seu ramo, devem ser lembradas pelos clientes, e o Branding bem implantado pode ser o meio de conquistar este lugar merecido, é a premiação do SER no lugar de apenas APARECER.

* O sucesso na implantação da Gestão de Marcas deve muito aos conceitos e práticas da Gestão da Qualidade de Phillip Crosby, do “Quality is Free”.